Alimento saudável que cura: Ervilha

A ervilha fresca é uma boa fonte de proteínas e ferro não-heme (derivado da planta), e um excelente alimento para os vegetarianos.  Pode ajudar a reduzir os riscos de desenvolvimento de certos tipos de câncer, depressão, colesterol alto e degeneração macular.

Encontramos na ervilha – CLOROFILA, apesar de seus benefícios para a saúde não serem ainda compreendidos, a clorofila pode deter a ação de substâncias químicas capazes de danificar o DNA celular.

FOLATO, importante em todas as fases da vida, essa vitamina do complexo B é responsável por uma incidência menor de certos defeitos congênitos, câncer, doenças cardíacas e depressão.

INIBIDORES DA PROTEASE, compostos que podem ajudar a diminuir a taxa de divisão das células cancerosas.

LISINA, elemento fundamental na produção de proteína, esse aminoácido essencial é importante para a síntese de colágeno e a reparação dos tecidos.  Também pode ajudar a controlar o herpes labial.

LUTEÍNA, carotenóide que pode prevenir o câncer de colón e doenças nos olhos, como a degeneração macular e possivelmente a catarata.

SAPONINA, considerada uma redutora dos níveis de LDL – colesterol (“mau”), a saponina pode fazer a ligação química do colesterol no sistema digestivo e eliminá-lo do organismo.

TRIPTOFANO, encontrado em pequenas quantidades na ervilha, esse aminoácido ajuda a manter os níveis apropriados de serotonina, que regula o humor.

VITAMINA B6, alguns estudos mostram que essa vitamina do complexo B pode aumentar os níveis de serotonina, que pode prevenir a depressão.

VITAMINA C, ao funcionar como um antioxidante, a vitamina C pode proteger contra a catarata ao combater os efeitos prejudiciais dos radicais livres.

MAXIMIZANDO OS BENEFÍCIOS

A vitamina C, sensível ao calor, e as vitaminas do complexo B são solúveis em água (folato e B6) e são mais aproveitadas se a ervilha for cozida rapidamente a vapor ou no microondas.

Compartilhe

Comente

Leia também