Alimento saudável que cura: Ervas II

Estragão

O sabor apurado dessa erva francesa costuma acompanhar pratos com peixe.  É usado para realçar o sabor do vinagre.

O que você encontra

O estragão contém terpenos, que podem interferir no crescimento de tumores e ajudam a estimular a produção de enzimas que protegem o organismo contra o câncer.

Melhore sua alimentação

Use em: pratos com feijão e grãos; vinagres caseiros, mostarda e condimentos; frutas cozidas; pastas de queijo e sanduiches.

Combina com peixe, aves, cenoura, alcachofra, berinjela e ervilha.

Hortelã

A hortelã e a hortelã-pimenta frescas ou secas dão um sabor refrescante a qualquer prato.

O que você encontra

A hortelã sempre foi usada para aliviar dores abdominais, mau hálito e dor de garganta.  Os poderosos fitoquímicos terpênicos presentes na família da menta –carvona, limoneno, mentol e álcool períllico – podem inibir o crescimento de tumores.

Melhores sua alimentação

Use em: chás, e bebidas; pastas e molhos de queijo ou iogurte; vegetais sautées; molho vinagrete; molhos de massa.  Combina com cordeiro, carne e frango.

Manjericão

O manjericão fresco ou seco é rico em antioxidantes, responsáveis por seu sabor único.

O que você encontra

O flavonóide e os fitoquímicos terpênicos encontrados no manjericão estão sendo estudados por seus benefícios na redução do LDL-colesterol e do crescimento de tumores.

Melhore sua alimentação

Use em: massas caseiras, massas de pão e pizza: caldos e sopas de legumes; molho de tomate e molho pesto; pilaf, risotos e outros pratos com grãos; recheios para aves ou peixes e purê de batatas. Use as folhas inteiras em sanduíches e wraps.

Compartilhe

Comente

Leia também