Alimento saudável que cura: Damasco

A intensa coloração do damasco indica a presença dos carotenóides, em especial de betacaroteno, um importante antioxidante.

Apesar de o damasco fresco ser bom para a saúde, o damasco seco, rico em nutrientes, é ainda melhor.

O que você encontra

ÁCIDO ELÁGICO, composto que pode reduzir os danos causados pelos carcinógenos, como as toxinas ambientais, o ácido elágico é capaz de inibir o crescimento das células cancerígenas.

BETACAROTENO, carotenóide cujo poder antioxidante está relacionado com a prevenção do câncer. Combate os danos causados pelos radicais livres, além de reforçar o sistema imunológico.

FERRO, o damasco seco é uma boa fonte de ferro (1/4 de xícara contém 1,5 mg, ou 8% da dose diária recomendada desse nutriente).  A ingestão de quantidades adequadas de ferro é importante para todos, mas especialmente para grávidas e as crianças.  A anemia por deficiência de ferro pode causar fadiga e vulnerabilidade a infecções devido a falhas do sistema imunológico.

LICOPENO, o damasco contém pequenas quantidades desse importante oxidante, capas de reduzir o LDL -colesterol (“mau”) e prevenir o câncer de próstata.

PECTINA, a pectina é uma fibra solúvel que reduz os níveis de LDL, que está associado à obstrução das artérias.

POTÁSSIO, mineral que ajuda a evitar a pressão arterial alta e é importante para a manutenção de músculos e nervos saudáveis.

MAXIMIZANDO OS BENEFÍCIOS

O damasco fresco é uma boa fonte de vitamina C (que é eliminada pelo calor e pela exposição ao ar, quando o damasco está seco).  No entanto, outras substâncias, como betacaroteno, licopeno e pectina, são mais bem aproveitada pelo organismo quando o damasco (fresco ou seco) é cozido.

DICAS DE SAÚDE

Se você é sensível a sulfitos (dióxido de enxofre), usados para evitar que os damascos secos escureçam, procure damascos sem essa substância em lojas de produtos naturais ou de alimentos orgânicos.

Compartilhe

Comente

Leia também