Alimento saudável que cura: Cogumelos

As propriedades medicinais dos cogumelos são há muito reconhecidas. A ciência moderna tem descoberto seus compostos que ajudam a controlar o câncer, as doenças cardíacas, a pressão arterial e o colesterol alto e as infecções virais.

Encontramos nos cogumelos ERGOSTEROL, precursor da vitamina D, melhora a saúde dos ossos.

LENTINANO, presente em pequenas quantidades em shiitakes, esse composto polissacarídico   está sendo pesquisado por suas propriedades fortalecedoras do sistema imunológico.

ERITADENINA, encontrado em shiitakes, esse composto pode reduzir os níveis do colesterol ao promover sua eliminação.

MICÉLIO DE LENTINUS EDODES, composto encontrado nos cogumelos shiitakes que pode prevenir o câncer, doenças cardíacas, colesterol alto, pressão arterial alta, infecções e doenças no fígado.

SELÊNIO, antioxidante que pode prevenir o câncer e a degeneração macular.

TIOPROLINA, pesquisas sugerem que esse composto anticancerígeno encontrado nos cogumelos shiitakes pode bloquear a formação de compostos de nitrogênio no organismo que causam o câncer.

VITAMINA DO COMPLEXO B, apesar de não terem vitamina B12, os cogumelos são ricos em riboflavina, niacina e vitamina B6, compostos que podem ajudar a controlar a depressão, doenças cardíacas e enxaquecas.

MAXIMIZANDO OS BENEFÍCIOS

Como as vitaminas do complexo B nos cogumelos se desmancham na água quando aquecidas, se você hidratar cogumelos secos, aproveita a água na receita para recuperar seus nutrientes.  Como algumas pessoas têm reação aos alergênios dos cogumelos crus, é melhor consumi-los em pequenas quantidades.

DICAS DE SAÚDE

Estudos feitos no Japão comprovam que homens que comerem cerca de 120 g de shiitakes frescos (ou 60g de shiitakes secos) tiveram redução do colesterol em 1 semana.  Um estudo semelhante com mulheres apontou uma queda no colesterol depois de 1 semana de consumo de cerca de 90g de shiitakes frescos por dia.

 

Compartilhe

Comente

Leia também