Alimento saudável que cura: Cenoura

Verdadeira “mina de ouro”, esse legume oferece uma boa dose  betacaroteno e uma quantidade considerável de fibras.

A cenoura ajuda a proteger contra doenças cardíacas, determinados tipos de câncer, problemas de pele e nos olhos, prisão de ventre e colesterol alto.

Encontramos na cenoura Betacaroteno, muito mais que precursor da vitamina A, o betacaroteno funciona como um antioxidante que ajuda a combater os danos causados pelos radicais livres às células. Quando mais intensa for a cor da cenoura, maiores são os níveis de caroteno encontrados nela.  A cenoura é uma das mais ricas fontes desse importante carotenoide: uma xícara de cenoura cozida contém 18 mg ou 300% do consumo recomendado.

Fibra Insolúvel, ajuda a prevenir a prisão de ventre ao adicionar maior volume aos alimentos digeridos, proporcionando uma sensação de saciedade, o que pode ser útil no controle de peso.

Pectato de Cálcio, tipo único de fibra de pectina, acredita-se que o pectato de cálcio reduza os níveis de colesterol ao atacar os ácidos biliares, processo esse que ajuda a remover o colesterol do organismo.

Vitamina A, ao comer cenoura ou outros alimentos que contenham betacaroteno, o organismo converte o betacaroteno em vitamina A, o que é importante para a manutenção de uma boa visão, do crescimento normal das células e da saúde das mucosas. Essa vitamina é fundamental para os olhos, além de ajudar a manter a pele e os cabelos mais saudáveis.

MAXIMIZANDO OS BENEFÍCIOS

Cozinhe a cenoura com um pouco de gordura, como azeite de oliva, para melhorar o aproveitamento do betacaroteno durante sua absorção pelo organismo.

DICA DE SAÚDE

Pesquisas sugerem que o betacaroteno em cápsulas não ajuda a evitar doenças cardíacas, mas outros estudos sugerem que ingestão de alimentos ricos em betacaroteno pode prevenir essas doenças. Uma alimentação rica em betacaroteno pode reduzir os riscos de doenças cardiovasculares em cerca de 45%.

Compartilhe

Comente

Leia também