Todos os membros da família das aliáceas – cebola, cebolinha, alho-poró, cebolinha –verde e chalota – são famosos por seus fitoquímicos e fibras saudáveis, que podem proteger contra doenças cardiovasculares, câncer e prisão de ventre.
Encontramos no alho-poró campferol que pode ajudar a bloquear o desenvolvimento de compostos que causam câncer.
Fibra – a família das cebolas é uma rica fonte de fibras solúvel e insolúvel, que podem prevenir prisão de ventre, hemorroidas, colesterol alto e possivelmente evitar o aumento de peso.
Fruto-oligossacarídeos (FOS), a chalota é uma excelente fonte de FOS, carboidratos não-digeríveis que impulsionam o aumento de bactérias benéficas encontradas no cólon.
Luteína e Zeaxantina, encontrados na parte verde da chalota e da cebolinha, esses pigmentos trabalham juntos para prevenir os danos celulares que podem levar à perda da visão e ao câncer.
Quercetina, encontrado nas cebolas-roxas, esse antioxidante mostrou-se eficaz (em estudos de laboratório) na inibição do crescimento das células do câncer de pele, sangue e mama e na prevenção de doenças cardiovasculares.
Sulfato de Dialila, abundante principalmente na cebola, mas também encontrado em outros membros da família das aliáceas, esse fitoquímico é capaz de aumentar os níveis das enzimas que combatem o câncer, em especial o de estômago.
MAXIMIZANDO OS BENEFÍCIOS
Cozinhar a cebola em fogo alto pode reduzir drasticamente os benefícios do sulfeto de dialila. A cebola crua e fresca é na verdade muito saudável; picar e até mesmo mastigar a cebola ajuda a aproveitar os potenciais fitoquímicos.
DICAS DE SAÚDE
Estudos comprovaram que o risco de desenvolvimento de câncer de pulmão é bastante reduzido em pessoas que consomem alimentos ricos em quercetina, como a cebola-roxa. Outros estudos provaram que a quercetina é mais bem absorvida a partir da cebola que de outros alimentos.