Alimento saudável que cura – Brócolis

Considerados superalimentos, os brócolis possuem uma grande quantidade de fitoquímicos e têm rico potencial para mobilizar os recursos naturais do organismo que combatem as doenças.

Encontramos no brócolis, betacaroteno poderoso antioxidante que pode ajudar a neutralizar os radicais livres que danificam as células.

Cálcio, brócolis são ricos nesse mineral que fortalece os ossos.

Ditioltiona, agente anticancerígeno que pode ajudar estimular o antioxidante glutationa, composto que protege contra o câncer.

Fibra insolúvel, tipo de fibra que ajuda a comida a se mover com mais rapidez e maior volume pelo aparelho digestivo, promovendo sua maior regularidade.

Folato, vitamina do complexo B que ajuda a reduzir a incidência de câncer e determinados problemas congênitos; também ajuda a controlar os níveis de homocisteína, aminoácido associado a doenças cardíacas.  Uma xícara de brócolis cozido tem 78 mcg de folato, cerca de 20% da dose diária recomendada.

Glicosinolato, quando ingerido, o encontrado nos brócolis se quebra em diversos compostos saudáveis, como Indol, Sulforafano e Isotiocianato, todos combatendo os agentes cancerígenos.

Indol, acredita-se que esse composto ofereça proteção contra câncer de origem hormonal, como os de próstata e mama.

Isotiocianato, ao estimular o organismo na produção de suas próprias enzimas anticancerígenas, pode neutralizar as possíveis substâncias causadoras do câncer. Esse fitoquímico também combate os cancerígenos do cigarro.

Luteína, carotenoide que pode evitar o câncer de cólon e determinadas doenças dos olhos.

Potássio, os brócolis são uma fonte rica desse mineral, que ajuda a reduzir os riscos de AVC (derrame cerebral) e a pressão alta.  Uma xícara de brócolis cozidos contém 465mg ou 15% da dose diária recomendada.

Sulforafano, poderoso fitoquímico que pode aumentar a atividade das enzimas que combatem o câncer no organismo e reduzir a formação de tumores.

MAXIMIZANDO OS BENEFICIOS

Ao cozinhar os brócolis com muita água, há perda de glicosinolato, folato e vitamina C.  Cozinhe-o no vapor, no microondas ou refogue-o com alho e óleo.

Dica

Melhore sua alimentação, muitas receitas com brócolis usam apenas as flores, mas o talo dos brócolis também é delicioso. Com uma faca afiada, retire os talos e, em seguida corte-os transversalmente.

Compartilhe

Comente

Leia também