Alimento saudável que cura: Beterraba

Rico, doce e muito saboroso, esse legume vermelho-rubi é altamente nutritivo e fornece fibras, folato, potássio e alguns fitoquímicos, como antocianina e saponina.

Encontramos na beterraba BETACIANINA, um tipo de pigmento vegetal, a betacianina que contribui para a proteção das células contra carcinógenos prejudiciais ao organismo, e também tem a capacidade de combater tumores.

BETAÍNA –  Estudos preliminares sugerem que essa substância pode ser útil na redução dos níveis de homocisteína, um aminoácido associado ao aumento do risco de doenças cardíacas.

FIBRA  –  A fibra solúvel encontrada na beterraba pode estar associada à redução dos níveis de LDL – colesterol (“mau”).

FOLATO  – O falato ajuda a prevenir malformações congênitas e pode também ajudar a proteger o organismo de doenças cardíacas e do câncer.  Uma xícara de beterraba cozida contém 136 mcg de folato. Que representa 34% da dose diária recomendada.

OXALATOS – Se você tem tendência à formação de cálculos renais, evite comer as folhas da beterraba; elas são ricas em oxalato, substância que forma pequenos cristais que podem acarretar o desenvolvimento de cálculos renais.

SAPONINA – Encontrada em pequenas quantidades na beterraba, a saponina pode ajudar na ligação química do colesterol no sistema digestivo, diminuindo o risco de doenças cardíacas.

MAXIMIZANDO OS BENEFÍCIOS

Para conservar a antocianina (betacianina) da beterraba é melhor   assar, cozinhar no micro-ondas ou tostar a beterraba inteira, com a casca.  Se você cozinhá-la  sem casca ou cortada, os pigmentos (e consequentemente a antocianina) serão liberados e perdidos.  Não cozinhe na água, pois algumas vitaminas do complexo B (hidrossolúveis) e o folato são perdidos

Compartilhe

Comente

Leia também