Alimento saudável que cura: Batata doce

De coloração forte devido aos carotenóides e com alto teor de fibras, a batata-doce é um dos vegetais mais ricos em nutrientes.

Podem ajudar a prevenir câncer, doenças degenerativas nos olhos, depressão e problemas cardíacos.

Encontramos Ácido Cafélico, composto fenólico eficiente no combate ao câncer e ao vírus da AIDS.

 

Ácido Clorogênico – alguns estudos sugerem que esse fitoquímico anticancerígeno pode ajudar a eliminar alguns vírus e carcinógenos.

 

Betacaroteno – a batata-doce é muito rica nesses pigmento (uma batata-doce contém 187% do consumo diário recomendado de betacaroteno).  Ele pode ajudar a prevenir determinados tipos de câncer (de estômago, pâncreas, boca e gengiva) e a degeneração macular.

 

Esteróis Vegetais – composto que reduzem os níveis do colesterol, podem também diminuir os riscos de câncer ao fazer a ligação química dos agentes carcinogênicos no sistema digestivo.

 

Fibra Insolúvel – quando consumida com a casca, a batata-doce é uma excelente fonte de fibra insolúvel, que pode ajudar a prevenir a prisão de ventre, diverticulose, hemorroidas e aumento de peso.  Uma batata-doce média fornece mais de 2 g de fibra insolúvel.

 

Luteína e Zeaxantina – dois pigmentos carotenóides que conferem a coloração alaranjada escura à batata-doce e podem ajudar a evitar a arteriosclerose, determinados tipos de câncer e doenças nos olhos.

 

Pectina – cerca de metade das fibras encontradas na batata-doce são pectinas (fibra solúvel), que põem controlar o colesterol.

 

Potássio – mineral encontrado em abundância na batata-doce (397 mg por batata), é associado à redução da pressão arterial e a um menor risco de doenças cardíacas, cálculos renais e AVC (derrame cerebral).

 

Vitamina B6 – a batata-doce fornece boas doses de vitamina B6, que pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, AVC, depressão e insônia.

 

Vitamina C – presente na batata-doce, a vitamina C melhora a imunidade e a cicatrização, além de prevenir problemas degenerativos relacionados à visão.

 

MAXIMIZANDO OS BENEFÍCIOS

Coma batata-doce com a casca para aproveitar melhor o betacaroteno e as fibras.  Ao assar ou grelhar a batata, você otimizará o betacaroteno e ela ficará mais doce.

Compartilhe

Comente

Leia também