Essa preferência nacional é uma nutritiva fonte de compostos que curam. Poupe-se das calorias a mais aproveitando a batata em sua forma não-processada, recheada naturalmente e com pouca gordura.
Encontramos na batata, ÁCIDO CLOROGÊNICO, fitoquímico que pode ajudar a prevenir o câncer ao bloquear a formação dos compostos de nitrogênio.
ÁCIDO FERÚLICO E CAFEÍCO, presente na casca da batata, esses fitoquímicos podem se unir para destruir os carcinógenos.
ANTOCIANINAS, encontrados na casca das batatas vermelha e roxa, esses pigmentos antioxidantes podem proteger o organismo do câncer e doenças cardíacas.
CARBOIDRATOS COMPLEXO, produzem energia e ajudam a controlar a depressão, a azia e a estimular a memória.
INIBIDORES DA PROTEASE, compostos promissores na supressão do câncer nas etapas primárias e secundária.
POTÁSSIO, contribui para uma melhor saúde cardiovascular e diminui os riscos de cálculos renais.
SAPONINA, pode reduzir os ricos de doenças cardíacas e câncer renais.
VITAMINA B6, protege o coração e pode diminuir os sintomas de depressão, insônia e tensão pré-menstrual (TPM).
VITAMINA C, as batatas são uma das principais fontes de vitamina C. Essa importante vitamina antioxidante pode proteger o organismo dos radicais livres e melhorar a imunidade.
MAXIMIZANDO OS BENEFÍCIOS
Para aproveitar os nutrientes, coma batata assada ou cozida no microondas com casca. Se retirá-la, remova a camada mais fina possível. Ao cozinhar, deixe a casca e reutilize a água onde podem ter ficado vitamina do complexo B.
DICAS DE SAÚDE
Um estudo realizado com idosos revelou que comer uma xícara de purê de batatas por dia melhora a memória recente e a pregressa. Cientistas acreditam que a batata auxilia na produção de substâncias químicas cerebrais que ajudam a memória.