Alimento saudável que cura – Aspargo

O aspargo é delicioso e tem pouca gordura e pouco sódio o que é excelente para quem se preocupa com o peso.  Um superalimento rico em nutrientes, pode prevenir doenças cardíacas, câncer e algumas anomalias congênitas.

Encontramos no aspargo – FIBRA, a fibra insolúvel é fundamental para que se tenha uma digestão saudável, e a solúvel ajuda a reduzir os níveis de colesterol. (Uma xícara de aspargos contém cerca de 3g de fibra).

FOLATO, o folato é essencial durante a gravidez, pois ajuda a prevenir o desenvolvimento de anomalias no tudo neural do feto.  Ele também protege o coração, ajudando a reduzir os níveis de homocisteína, um aminoácido relacionado a doenças cardíacas.  O folato é bastante útil na prevenção do câncer (baixos níveis desse ácido podem prejudicar o DNA e promover o desenvolvimento de células cancerígenas).  Uma xícara de aspargos cozidos contém 263mcg de folato, o que representa 36% da dose diária recomendada.

GLUTATIONA, funcionando como um antioxidante, a enzima glutationa tem a capacidade de desintoxicar o organismo de substâncias cancerígenas e proteger as células dos danos causados pelos radicais livres.

RUTINA, flavonóide antioxidante que atua junto à vitamina C na manutenção de vasos sanguíneos saudáveis.

SAPONINA, composto que pode prevenir doenças cardíacas ao evitar a absorção de colesterol no aparelho digestivo.

VITAMINA B6, vitamina estimulante do sistema imunológico, necessário para a produção de anticorpos que combatem doenças, a vitamina B6 exerce um importante papel no metabolismo, pois permite que o organismo transforme alimentos em energia.  Algumas pesquisas preliminares sugerem que a vitamina B6 ajuda a aliviar o desconforto da tensão pré-menstrual os enjôos no início da gravidez.

MAXIMIZANDO OS BENEFÍCIOS

Para aproveitar os benefícios nutricionais do aspargo, você deve prepará-lo no vapor ou microondas.  Se for cozinhar os talos na água, use uma panela pequena e coloque as pontas voltadas para cima e não imersas na água, porque acredita-se que boa parte dos fitoquímicos encontra-se nas pontas.

Compartilhe

Comente

Leia também