Alimento saudável que cura: Arroz

Um dos ingredientes básicos nas cozinhas de todo o mundo, o arroz é uma importante fonte de carboidratos complexos, fibras e nutrientes.  Sem conter glúten, é uma alternativa natural para pessoas com doença celíaca ou intolerância ao glúten.

Encontramos no arroz carboidratos complexos Excelente fonte de energia, os carboidratos absorvem os líquidos, ajudando a atenuar a diarreia e a azia.

Folato – O arroz branco enriquecido é uma excelente fonte dessa vitamina do complexo B, que ajuda a reduzir os riscos de defeitos congênitos e doenças cardíacas.  (Uma xícara de arroz cozido contém 92 mcg ou 23% da dose diária recomendada.)

Magnésio – O arroz integral fornece grandes quantidades desse mineral, que pode aliviar os sintomas da TPM e dos cálculos renais. (Uma xícara de arroz integral cozido contém 84 mg ou 21% da dose diária recomendada.)

Orizanol – Algumas pesquisas indicam o potencial desse composto para aliviar os fogachos durante a menopausa, reduz os níveis de colesterol e prevenir a conversão de compostos de nitrogênio em nitrosamina, que causa câncer.  É uma mistura de diferentes formas de ácido ferúlico e fitoquímicos terpenos, sendo encontrado no farelo de arroz integral.

Selênio – Mineral antioxidante associado à prevenção de alergias, asma, catarata, infertilidade e problemas na próstata. (Uma xícara de arroz integral cozido contém 19 mcg ou 27% da dose diária recomendada.)

Vitamina B6 – Pode ajudar a reduzir alergias, ansiedade, asma, depressão e doenças cardíacas.  O arroz integral fornece grandes quantidades dessa vitamina: 0,3 mg (14% da dose diária recomendada) por xícara de arroz cozido.

MAXIMIZANDO OS BENEFÍCIOS

Não lave o arroz antes de cozinha-lo, pois poderá eliminar nutrientes essenciais.  Evite também cozinha-lo em muito água, para conservar as vitaminas do complexo B.

Compartilhe

Comente

Leia também