Alimento saudável que cura: Alho

O uso medicinal do alho data de cerca de 1500 a.C., quando os egípcios antigos o recomendavam em casos de doenças do coração, feridas, tumores, parasitoses e dores de cabeça – benefícios que a ciência moderna comprovou.

Encontramos no alho, AJOENO, pode ser o componente responsável pela ação antitrombótica (anticoagulante) do alho e possivelmente   também pela atividade antifúngica.

ALICINA, a alicina possui propriedades antibacterianas (é responsável pelo odor forte do alho) e é liberada quando ele é cortado ou aberto, produzindo muitos compostos de enxofre.

COMPOSTOS DE ENXOFRE, tais compostos, como o ajoeno e o sulfeto de alila, podem ter efeitos anticancerígenos, anticoagulantes, antifúngicos e antioxidantes.  Eles também promovem a atividade da glutationa, substância que inibe os carcinógenos.

SULFETO DE ALILA, acredita-se que seja capaz de inibir o crescimento de tumores.  Além disso, esse composto de enxofre bloqueia os efeitos dos carcinógenos e promove a apoptose (morte da célula) das células cancerígenas.

MAXIMIZANDO OS BENEFÍCIOS

Para ativar o poder nutricional do alho, depois de cortá-lo e amassá-lo, deixe descansar por 10 minutos antes de cozinhar.  Esse período de descanso permite que a alicina e seus derivados se tornem ativos.

DICAS DE SAÚDE

De onde vem esse cheiro tão forte?  Quando o alho é digerido, uma parte dos compostos de enxofre penetra na corrente sanguínea e, consequentemente, é exalada pelos pulmões ou eliminada pelos poros, quando suamos.

O cheiro característico do alho é percebido rapidamente pelo olfato humano.  Ao ingeri-lo com salsinha, esse odor pode ser amenizado pela presença da clorofila.

Compartilhe

Comente

Leia também