Alimento saudável que cura: Aipo

Alimento preferido das pessoas em dieta / ou as fitness, o aipo foi reconhecido como um alimento “bom para saúde”.  Os pesquisadores vêm descobrindo no aipo muitos compostos saudáveis que ajudam a diminuir a pressão arterial e os riscos de desenvolvimento de determinados tipos de câncer.

Encontramos no aipo APIGENINA, estudos feitos com animais sugerem que esse flavonóide pode interromper o crescimento dos tumores.  A apigenina também está sendo estudada por seus possíveis efeitos anti-inflamatórios.

FIBRA INSOLUVÉL, os alimentos que contém grandes concentrações de fibra insolúvel tendem a ter poucas calorias, além de promoverem a sensação de saciedade.   A fibra insolúvel oferece essa sensação porque absorve água e adiciona volume aos alimentos à medida que vão passando pelo aparelho digestivo.  Ela também ajuda a manter o bom funcionamento do intestino. (Uma xícara contém 1,5g de fibra insolúvel).

FTALIDA, apesar de o aipo conter sódio em quantidade relativamente altas (35 mg por talo) – o que não é recomendado para pessoas com hipertensão -, ele também contém um composto único, que pode reduzir a pressão arterial.  O modo como ftalida realiza esse processo ainda está sendo estudado, mas alguns estudos preliminares indicam que esses compostos podem reduzir os níveis de certos hormônios que atuam na constrição dos vasos sanguíneos e aumentam a pressão.

MAXIMIZANDO OS BENEFÍCIOS

Se possível, inclua as folhas do aipo quando cozinhá-lo.  Eles contem altas concentrações de nutrientes, como potássio e vitamina C.

DICAS DE SAÚDE

As sementes do aipo –que realçam o sabor de picles ou caldos para cozinhar frutos do mar – contém fitoquímicos potencialmente benéficos como limoneno, cumarinas, ftalida e apigenina.  A ciência moderna descobriu que essas sementes podem ter propriedades anti-inflamatórias.  Há também xaropes populares que usam sementes de aipo para aliviar a artrite reumatóide e a gota.

Compartilhe

Comente

Leia também