Uma verdadeira maravilha da culinária, os frutos do mar são fontes de proteína e nutrientes que podem ajudar a prevenir anemia, artrite, câncer, doenças cardiovasculares, catarata, depressão e infertilidade.
Encontramos nos frutos do mar, ÁCIDO GRAXOS ÔMEGA-3, são gorduras saudáveis para o coração que podem reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, como a pressão arterial alta e o AVC (derrame cerebral).
FERRO, os frutos do mar contêm a forma de mais fácil absorção (denominada “heme”) deste mineral, fundamental para o sangue.
SELÊNIO, mineral que ajuda a proteger contra o câncer também previne a catarata, a infertilidade e problemas na próstata. (1/2 dúzia de ostras contêm 46mcg, ou 65% da dose diária recomendada.
VITAMINA B¹², encontrada apenas em alimentos de origem animal, a vitamina B¹² pode ajudar a evitar anemia, depressão e doenças cardíacas. Os mexilhões fornecem 43 mcg, ou 716% da dose diária recomendada.
ZINCO, os frutos do mar são excelentes fontes desse mineral que ajuda a manter a imunidade e a saúde reprodutiva. As ostras são a melhor fonte: 6 ostras médias contêm 178% da dose diária recomendada.
MAXIMIZANDO OS BENEFÍCIOS
Como os ácidos graxos ômega-3 deterioram rapidamente, compre frutos do mar frescos e cozinhe-os no mesmo dia. Evite a ingestão de frutos do mar crus, que podem conter bactérias, parasitas e vírus perigosos.
DICAS DE SAÚDE
Apesar da reputação de terem grande quantidade de colesterol, os frutos do mar, em especial o camarão, são bons alimentos para o coração. Eles são ricos em gordura ômega-3, saudável para o coração, e contêm pouca gordura –responsável pelo aumento do colesterol. Pesquisas indicam que ingerir alimentos ricos em ômega-3 pode ajudar a reduzir os riscos de infartos.