Alimento saudável que cura: Aves

Fonte de proteínas de alta qualidade, as carnes de frango, pato e peru contêm aminoácidos essenciais, vitaminas do complexo B e minerais que garantem a saúde da pele, a imunidade e o bom funcionamento digestivo e do cérebro.

Encontramos FERRO, nas carnes de pato e peru, são excelente fonte desse mineral, presente na forma “heme”, absorvível.

LISINA, aminoácido que ajuda a prevenir o herpes labial.

NIACINA, cerca de 90g de peito de frango cozido sem pele fornece 12 mg de niacina – mais da metade da necessidade diária.  As carnes de pato e peru também são excelentes fontes dessa vitamina, que garante a saúde dos sistemas nervoso e digestivo.

SELÊNIO, encontrado em grande quantidade nas aves, ajuda a proteger o organismo do câncer, da catarata, de doenças do coração e da degeneração macular.  A carne do peru é especialmente rica (90g de peru cozido contêm 35 mcg ou 50% da dose diária recomendada).

TRIPTOFANO, um precursor da niacina, esse aminoácido essencial pode ajudar a diminuir a ansiedade, a depressão e a insônia.

VITAMINA B6, as carnes magras de frango e de peru são as melhores fontes de B6 (90g de carne cozida fornecem 0,5mg ou 25% da dose diária recomendada). Elas podem aliviar alergias, asma e depressão, e prevenir doenças do coração.

VITAMINA B12, encontrada em alimentos de origem animal, ajuda a combater anemia e depressão, contribuindo para a saúde cardiovascular e uma gravidez saudável.

ZINCO, essencial para o desenvolvimento das células imunológicas, também pode melhorar a fertilidade e a saúde da pele, além de aliviar a TPM, as carnes de frango, pato e peru têm muito zinco (90g de uma delas contêm mais de 2mg, cerca de 15% da dose diária recomendada).

MAXIMIZANDO OS BENEFÍCIOS

Aves com carne escura são as mais saborosas e ricas e ferro e selênio.  São também, aquelas que contêm mais gordura (3 a 5 vezes mais).  Não há problema em assar, grelhar ou fritar a ave com pele para preservar a umidade, mas ela deve ser removida depois.  Se for cozida em uma sopa ou ensopado, a pele deve ser removida antes.

 

Compartilhe

Comente

Leia também