No Dia do Ferroviário (30/04), às 12h30, os trens irão soar as buzinas e os passageiros serão convidados a aplaudir os profissionais dos serviços de transporte
Na data em que é comemorado o Dia do Ferroviário, a CPTM irá homenagear os heróis do transporte: agentes de estação, manutenção, operadores do CCO (Centro de Controle Operacional), maquinistas, seguranças, administrativo, entre outros profissionais, que garantem todos os dias o deslocamento dos outros heróis de serviços essenciais, principalmente os profissionais da saúde.
Às 12h30 desta quinta-feira (30), os trens da CPTM realizarão um ‘buzinaço’ e os passageiros poderão aplaudir todos os profissionais do transporte que estão atuando durante a pandemia do novo Coronavírus. A CPTM informará os passageiros sobre a ação durante todo o dia por meio de avisos sonoros nos trens e estações, além de postagens nas redes sociais, convidando-os para participar do ato de homenagem.
A CPTM também publicará um vídeo nas suas redes sociais agradecendo o empenho de seus colaboradores que garantem o transporte com segurança e conforto aos passageiros que realmente precisam sair de casa.
Dia do Ferroviário
A homenagem a esses profissionais acontece no dia 30 de abril porque é a data em que foi inaugurada a Estrada de Ferro Mauá, em 1854, a primeira ferrovia do Brasil. Era um trecho de apenas 15 km ligando o porto de Mauá até Raiz da Serra, na então Província do Rio de Janeiro.