Alimento saudável que cura: Folhas de Salada

Enriqueça a salada com folhas que aumentam as fibras e os níveis de antioxidantes.  Rúcula, chicória, endívia, alface e agrião fornecem muitos nutrientes e são ótimos para a saúde.

Encontramos nas folhas BETACAROTENO, o agrião, a rúcula e, em especial, a chicória, são excelentes fontes desse pigmento saudável que pode ajudar a prevenir o câncer, a acne e a perda da visão.

FIBRA INSOLÚVEL, tipo de fibra que pode saciar seu apetite e aliviar a prisão de ventre ao melhorar a função intestinal.

FOLATO, uma xícara de chicória crua oferece quase metade da necessidade diária de folato, o que ajuda a prevenir contra doenças cardiovasculares e problemas congênitos.  A rúcula também fornece boas quantidades de folato.

FRUTO-OLIGOSSACARÍDEOS (FOS) e inulina, carboidratos não-digeríveis que podem promover o crescimento de bactérias benéficas no sistema digestivo.  O FOS e a inulina encontrados na chicória podem também ajudar a prevenir câncer, prisão de ventre, diabetes, diarreia, doenças cardíacas, obesidade e osteoporose.

POSTÁSSIO, verduras para salada, em especial a chicória, fornecem consideráveis quantidades desse mineral que protege o coração.

Uma xícara de chicória picada contém 756mg de potássio ou 22% da dose diária recomendada.

VITAMINA C, a chicória, a rúcula e o agrião são boas fontes desse antioxidante que pode trazer benefícios para a saúde cardiovascular e para o sistema imunológico.

VITAMINA E, a chicória e a alface contém boa quantidade de vitamina E, que pode ajudar a proteger o organismo contra o câncer e s perda da visão.

MAXIMIZANDO OS BENEFÍCIOS

O azeite melhora a absorção do betacaroteno.  Assim, os molhos de salada são ótimos parceiros para as verduras ricas em betacaroteno.

DICA

Estudos sugerem que os fumantes que comem cerca de 170g (por volta de 3 xícaras) de agrião por dia podem obter proteção contra o câncer de pulmão, graças ao fitoquímico isotiocianato de feniletila (PEITC).

Compartilhe

Comente

Leia também