Estimular o uso compartilhado de automóveis particulares, melhorando a mobilidade urbana e a qualidade do ar nos municípios do ABC é a proposta da plataforma “Carona Solidária”, disponibilizada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC para instituições e empresas da região. A ferramenta permite gerenciar, via intranet (acesso interno), pedidos e ofertas de caronas, identificando as
pessoas que realizam trajetos semelhantes. Três parceiros iniciais do projeto já estão definidos: a Fundação do ABC e a Universidade Federal do ABC serão as primeiras a implantar o sistema com seus funcionários e alunos, enquanto a ACISA (Associação Comercial e Industrial de Santo André) divulgará a proposta entre seus associados, incentivando a adesão.
A plataforma foi desenvolvida pelo Consórcio e oferecida gratuitamente para as instituições de ensino da região e também para as empresas, que passarão a gerir o sistema de Carona Solidária. O usuário interessado irá cadastrar-se, comprometendo-se a seguir regras de uso consciente e seguro da ferramenta. A partir daí, poderá realizar consultas e conhecer algumas informações prévias sobre quem está oferecendo ou pedindo carona. O sistema vale para moradores, estudantes ou trabalhadores das sete cidades que utilizem trajetos entre os municípios ou se desloquem para São Paulo.
Segundo o DETRAN, a região do ABC possui uma frota de mais de 1 milhão de veículos licenciados, sem considerar motocicletas. Estima-se que 2% das pessoas que utilizam automóveis diariamente para trabalhar ou estudar considerariam a carona como uma das alternativas de transporte substituto. Isso significaria uma redução de 20 mil carros por dia na região do ABC, número que pode ser ainda mais expressivo à medida que aumente a adesão ao Carona Solidária. “É papel do Consórcio propor alternativas para amenizar esse grave problema da mobilidade urbana, que afeta a todos os municípios da região “, afirmou o presidente da entidade, o prefeito Adler Teixeira (Kiko).
Para a assistente de Diretoria em Sustentabilidade da Fundação, Juliana Pinesi Russo, responsável pela implantação do sistema na instituição, projetos como o Carona Solidária deveriam ser mais frequentes. “Nós, da Fundação do ABC, ficamos honrados em participar do projeto Carona Solidária, pois acreditamos nele e precisamos fazer a nossa parte. Primeiramente, mobilizaremos os funcionários, fazendo palestras e criando um fale conosco específico para este projeto. Posteriormente estenderemos também aos alunos da FMABC. O resultado esperado é que, o número de inscritos aumente à medida que as pessoas vão se conscientizando não só do impacto negativo dos veículos, mas também da economia que ‘compartilhar’ os automóveis trará”, disse Juliana Russo.
Informações – Empresas e instituições que queiram aderir ao Carona Solidária podem preencher formulário de interesse à proposta. Um representante do Consórcio entrará em contato. Para ter acesso ao formulário acesse: http://bit.ly/Wn38G1.