Quando a pontuação na carteira de habilitação atinge 20 pontos ou mais, o motorista que queira renovar sua carteira de motorista, independente de quantos anos tenha ou há quanto tempo é habilitado, precisa passar pela reciclagem, ou seja, voltar às aulas teóricas para rever conceitos importantes que talvez tenham sido esquecidos. A regra do DETRAN, órgão responsável pelo Trânsito em todo Estado de São Paulo, é que os pontos sejam contados pelo período de 12 meses, a contar da data da primeira notificação. Essa regra não vale para algumas multas gravíssimas (07 pontos), que geram obrigação imediata de passar pelo procedimento.
O cabo PM José Francisco do Nascimento, da Divisão de Educação de Trânsito do DETRAN-SP,
explica que “o motorista que ultrapassou os pontos permitidos, além de ter publicado o número de sua CNH no Diário Oficial, recebe uma notificação do DETRAN, estipulando um prazo para defesa. Caso o condutor não se defenda no prazo determinado, será julgado à revelia”. Se o recurso for indeferido, o motorista poderá ficar de um mês a um ano sem o direito de dirigir. “É justamente durante esse período que o condutor deverá realizar o curso de reciclagem, que pode ser feito a distância ou presencial”, explica o cabo PM Nascimento.
O DETRAN oferece o curso de reciclagem gratuitamente no módulo presencial com aulas de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h20. CFCs (Centro de Formação de Condutores), popularmente conhecidos como autoescolas também oferecem as aulas, porém cobram e o preço varia. Os endereços dos CFCs credenciados estão disponíveis no site www.detran.sp.gov.br (ícone Endereços).
A resolução 168/04 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) estipula que quando o condutor precisa fazer as aulas de reciclagem, voltará a aprender os temas importantes como: Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Relacionamento Interpessoal e Primeiros Socorros.
Somente após a realização do curso, a aprovação na prova e o cumprimento da suspensão é que o motorista pode retirar sua nova habilitação.
Fique atento a um detalhe importante: muitas vezes os motoristas não recebem notificações de multas e se surpreendem com a quantidade de pontos na carteira quando precisam da renovação. Na maioria dos casos isso acontece porque os condutores mudaram de endereço e não atualizaram seu cadastro junto aos arquivos do departamento de trânsito onde a CNH está cadastrada. A atualização do endereço é de responsabilidade do condutor e para isso é preciso comparecer ao órgão de registro da CNH e, de posse da carteira, apresentar RG, CPF e comprovante de endereço para fazer a atualização. Esse procedimento também pode ser feito pela internet no site do DETRAN.