13/09 Dia Nacional da Cachaça

Cachaceiros de Ribeirão, uni-vos. Dizem que toda sexta-feira é o Dia Internacional da cerveja, porém todo dia é dia nacional da cachaça, entretanto o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) escolheu o dia 13 de setembro como dia nacional da ”marvada”.

Dia 13 de Setembro foi escolhido em homenagem a data em que a cachaça passou a ser oficialmente liberada para a fabricação e venda no Brasil.

Até então a Coroa Portuguesa impedia a produção da cachaça no país, pois o seu objetivo era substituir esta bebida pela bagaceira, uma aguardente típica de Portugal.

A Cachaça no Brasil

A cachaça é uma bebida alcoólica muito apreciada no Brasil, tendo como base principal a cana-de-açúcar. Atualmente, no entanto, existem diferentes variantes da cachaça e com diferentes sabores.

O Brasil produz aproximadamente 1,2 bilhões de litros de cachaça por ano e o maior produtor de cachaça no Brasil industrial é o estado de São Paulo, seguido de Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraíba. Por sua vez, Minas e Rio lideram a produção de cachaça artesanal.

A cachaça brasileira é exportada para mais de 60 países, sendo a Alemanha responsável por aproximadamente 30% da sua importação.

Curiosidades sobre a Cachaça

  • A cachaça tem em média 40% de teor alcoólico e, atualmente, é definida como um produto cultural brasileiro.
  • A bebida tem vários sinônimos e alguns deles bastante curiosos como mata-bicho, branquinha, parati, bicha, “água que passarinho não bebe”, marvada, veneno, boa, etc.

Compartilhe

Comente

Leia também