Semana do trânsito no ABC

Estamos na Semana Nacional de Trânsito, a comemoração é feita anualmente do dia 18 a 25 de setembro em todo o país. Eventos que visam trabalhar a temática e conscientizar a população são feitos para melhorar a responsabilidade tanto do pedestre quanto do motorista. Este ano, três cidades do ABC divulgaram suas atividades: Mauá, São Caetano e São Bernardo.

 

São Bernardo, São Caetano e Mauá elaboraram festividades para a semana

Com o tema “Travessia Segura”, o município de São Bernardo do Campo, programou blitz e intervenções artísticas. Nas escolas, peças teatrais serão apresentadas para conscientizar as crianças. A importante frase “Se beber não dirija” será reforçada nos bares noturnos e em palestra no Hospital Assunção.

 

São Caetano comemorará a semana com força total, dando ênfase ao Dia Mundial sem Carro(22 de setembro). Para isso vagas para bicicletas serão reservadas em frente ao Clube Abrev na Av. Presidente Kennedy, perto do Teatro Paulo Machado de Carvalho, onde o artista Aleksandro Reis irá apresentar seu trabalho para marcar a celebração. Campanha de incentivo ao uso de bicicletas e as faixas de pedestres, além de passeio ciclístico no domingo, dia 23, também farão parte das comemorações.

 

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, Mauá também fará sua parte. Adesivos serão distribuídos em postos de gasolina e cruzamentos para alertar sobre respeito à faixa de pedestres. Além de performances teatrais que também acontecerão nos cruzamentos.

A EMTU e a Ecovias também programaram ações especiais para esta semana.

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos trabalhará, junto com a Metra (operadora do Corredor Metropolitano ABD, São Mateus – Jabaquara), o tema “Não exceda a velocidade. Preserve a vida”. Dois atores farão esquetes teatrais para usuários e motoristas nos Terminais de Integração.

 

A concessionária que administra o sistema Anchieta-Imigrantes vai marcar a “Semana do Trânsito” de forma lúdica para 2.500 alunos de 6 a 12 anos de três escolas localizadas em São Bernardo, Diadema e Cubatão. As crianças se tornarão motoristas nas atividades com os atores e terão consciência da importância de orientar os adultos para dirigirem de maneira prudente.

 

Até o fechamento desta matéria, não obtivemos nenhum retorno da prefeitura a respeito da programação local. Ao que tudo indica, as autoridades de Ribeirão pretendem ignorar completamente a “Semana do Trânsito” tão bem elaborada pelas cidades vizinhas.

Compartilhe

Comente

Leia também