Poder de atração

Ribeirão Pires é uma cidade privilegiada: cercada de áreas verdes, jeitão de cidade do interior, onde todos se conhecem e têm muita história boa pra contar e localizada em ponto estratégico: a poucos quilômetros de São Paulo e do Porto de Santos. Todos esses fatores não são atrativos apenas para os moradores. Esses aspectos têm sido a justificativa de inúmeras grandes empresas que desejam se instalar no município, como o Mais Notícias publicou na edição nº 422, de 23 de setembro. Na ocasião daquela reportagem, sete representantes de indústrias, sendo quatro de grande porte, procuraram a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda mostrando esse interesse. De lá para cá, o ritmo dessa procura se manteve acelerado. Ribeirão Pires mostra que tem poder de atração que vai além da qualidade de vida que proporciona com suas tantas características especiais, mas também para o mundo dos negócios.

A vinda de grandes empresas traz fatores positivos: o município deixa de ser apenas uma cidade-dormitório e passa a oferecer oportunidades de emprego aos seus moradores.  Para exemplificar, em agosto, Ribeirão Pires bateu recorde em volume de contratações, sendo o setor industrial o que mais empregou, e resultando no 24º lugar no ranking de Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), órgão do Ministério do Trabalho. Traz também mais arrecadação para o município e que deve servir de estímulo para os cidadãos fiscalizarem a destinação dos impostos cobrados, já que é mais dinheiro entrando nos cofres públicos para ser investido em infraestrutura, saúde, educação, segurança e outros benefícios para a população.

Ribeirão está ainda localizada em uma área protegida pela Lei de Mananciais, ou seja, para instalar-se aqui, há severas restrições para que o ponto forte da cidade – o meio ambiente – continue sendo preservado e, felizmente, a maioria das empresas hoje em dia atuam com programas de responsabilidade ambiental, não só dentro das companhias, mas também junto à comunidade, como fazem a Dura Automotive e a Solvay Indupa, por exemplo, em Rio Grande da Serra.

Que as empresas que aqui estão chegando tragam prosperidade à cidade e aos seus habitantes, sempre mantendo o respeito e o compromisso com aqueles que já estão aqui há muito mais tempo, já que não vale tudo em nome do progresso; para que mesmo perdendo um pouco o ar de cidadezinha do interior, continue sendo bom viver aqui.

Compartilhe

Comente

Leia também