Palavra do dia: apego

A vida não é perfeita

Eu não sou perfeita, nem você. Por que raios, então, achamos que tudo em casa deve funcionar perfeitamente? A casa, por princípio, está em eterna construção. Pode reparar: por mais que você mantenha tudo em ordem, sempre tem alguma coisa que precisa ser feita.

O imperfeito também tem lugar reservado no nosso lar doce lar

Meu primo lembrou sabiamente outro dia que meu avô Gildo, depois da dita aposentadoria, tinha TODO DIA uma tarefa para resolver em casa. Era batata! Você podia visitá-lo a qualquer dia da semana que ele tinha algum trabalho na casa. Um dia você encontrava o vovô furando um suporte para flores para minha avó, no outro colocando WD-40 nas dobradiças das portas. No meio de uma semana qualquer, ele poderia estar desmontando um chuveiro, podando alguma planta do quintal, pendurando um quadro ou inventando alguma arte por aí… E olha que ele morava em um sítio, portanto o espaço era enorme. Imagina o trabalho de fiscalizar tudo isso diariamente… Mas não pense que a casa era perfeita. E eram justamente as pequenas imperfeições que davam graça ao lugar.

O estofado mais ou menos de uma poltrona da sala, uma cortina de crochê já um pouco rala pelo uso, o tapete, lindo, mas pedindo troca. As pessoas não compravam coisas novas o tempo todo para as suas casas, sabia? Porque tinham um apego do bem ao que ainda estava bom para usar.

Me toquei disso esta semana, enquanto “ajeitava” minha casa, e fazia aquele troca-troca de lugares com a decoração, além, claro, de selecionar umas coisinhas para doar…

Sabe que mesmo um pouco velhinho o porta-retrato com a foto de infância ficou lindo ao lado da mesinha de madeira?  E a caixa de guardar brinquedos do meu filho pintei toda colorida e… ficou um arraso! Voltei a colocar na instante um vaso antigo pintado pela minha mãe e que estava dentro do armário (ela guardou o que tinha feito e colocou o “fashion” em exibição…, ai ai mamãe!)

Começo a gostar do desgaste do tempo. Claro que isso não significa deixar a casa caindo aos pedaços, mas assumir que o imperfeito também tem lugar reservado no nosso lar doce lar. Não é assim com a vida?

Como esta é nossa primeira coluna do ano, reitero minhas mais sinceras e melhores intenções para um 2011 de amor, saúde e sorte, sempre! Por fim, fica o convite para que visitem e se sintam em casa na mais nova unidade da Mais Projetos (Rua Miguel Prisco, 54 – em frente ao Banco do Brasil).

Compartilhe

Comente

Leia também