Programação especial marca o Dia Internacional da Mulher na Estância

Apresentações culturais, ginástica e serviços voltados ao bem-estar feminino movimentaram a Vila do Doce nesta sexta-feira (8)

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Ribeirão Pires promoveu nesta sexta-feira (8) programação especial com atividades na Praça Central da Vila do Doce. Além de caminhada, atividades físicas com alongamento, aula de ritmos, atrações culturais e serviços gratuitos foram ofertados para o público feminino. A abertura da programação contou com a participação do prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, além da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lígia Volpi, outras autoridades e mulheres representando o Poder Público.

Moradora do Jardim Esperança, Maria das Graças Rodrigues, de 67 anos, participou da aula de ritmos. “Gosto muito de dançar e esse espaço é muito importante para dar visibilidade para nós mulheres”, disse. Sorridente, Maria contou que iria aproveitar a oportunidade para aferir a pressão e cuidar mais da saúde. “Tenho que aproveitar a ocasião para cuidar um pouco de mim”, ressaltou.

Mais do que comemorar, a ação teve objetivo conscientizar sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, com a demonstração do aplicativo ANA; do trabalho desenvolvido pela Coordenadoria de Mulheres, voltada ao atendimento de moradoras em situação de violência, e do projeto Girassol, uma iniciativa do Ministério Público de SP, OAB de Ribeirão Pires e Coordenadoria de Mulheres.

Durante a atividade, a Secretaria de Saúde, por meio da SAE – Serviço de Atenção Especializada – reforçou as ações de combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis, disponibilizando testes rápidos para diagnósticos de HIV, Sífilis e Hepatites. Distribuiu preservativos masculinos, femininos e gel. De acordo com a SAE, foram realizamos 43 testes rápidos, distribuídos 800 kits de preservativos e cerca de mil pessoas foram receberam orientações e materiais informativos.

O público pode participar do alongamento e das atividades de danças e esporte oferecidas pela Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires (EMARP) e por professoras da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer. A apresentação musical com Clécio Braga também foi atração do evento, além de dança cigana de participantes do CRI (Centro de Referência do Idoso).

“Todos os dias devemos celebrar e lutar pelos direitos das mulheres. Ações como essa mostram que, na Prefeitura, é possível encontrar respaldo em todos os equipamentos, entre eles auxílio na área da saúde, jurídico e social”, ressaltou o prefeito Guto Volpi.

Testes rápidos foram disponibilizados

Equipe da SAE- Serviço de Atenção Especializada reforçou ações de combate às ISTs

Aula de ginástica, alongamento e dança fizeram parte da programação

 

Compartilhe

Comente

Leia também