O Rodoanel está chegando. É hora de planejar o futuro

Abrimos esta edição do Jornal Mais Notícias com muita satisfação ao ver que Ribeirão Pires terá, nos próximos meses, uma grande oportunidade de crescimento com a confirmação da chegada de uma alça de acesso ao Rodoanel, que será instalada na Quarta Divisão, um dos bairros com mais lotes disponíveis na cidade.

Isso, aliado a intenção anunciada pela Prefeitura de instalar um condomínio industrial na região pode significar um passo importante, talvez a grande virada na história econômica na cidade que tem assistido a um processo de reindustrialização após décadas de desaquecimento.

Desta feita, é possível esperar mais geração de empregos, arrecadação de impostos e, consequentemente, poder financeiro para investir em uma cidade melhor – algo que deve ser visto de forma muito positiva, quase uma dádiva, em tempos de crise.

Nesta edição, em nossa matéria de capa, abordamos justamente como a cidade pode aproveitar a chance e também os riscos (que não podem de forma alguma ser ignorados) de perdê-la com um especialista na economia da região, o professor da Universidade Metodista Sandro Maskio. Em dado trecho, ele usa uma frase interessante, de que a cidade não pode “ficar olhando a banda passar e morrer na janela”. Ou seja: é preciso se mexer, planejar e olhar para o futuro com atenção.

Para isso, é fundamental que seja estabelecido o quanto antes uma espécie de pacto social local. Reunir empresários, políticos de todas as correntes e a população para discutir a Ribeirão Pires que desejamos, fazer um planejamento adequado tanto no aspecto ambiental quanto no político para os próximos 20 anos que seja respeitado, uma reedição da Agenda 21.

São 18 meses decisivos, talvez os mais importantes da história recente da Pérola da Serra que, para retomar seu brilho deve agir com cautela. Como olhos e ouvidos da cidade, o Jornal Mais Notícias se compromete publicamente a ser parte ativa nesta discussão e convida os demais veículos de comunicação a cobrar e fiscalizar esta iniciativa. Afinal de contas, o que todos queremos é que essa pequenina fração seja forte e pujante. Hoje e sempre.

Compartilhe

Comente

Leia também