Muito além de congestionamentos

Classificados do trânsito: Troca-se desrespeito à parada obrigatória por 10 dias de UTI.

Agora ou nunca! Viagem sem volta para pessoas que não usam o cinto de segurança.

Oportunidade única: 30 dias de hospital para pedestres que atravessam fora da faixa.

Aluga-se cadeira de rodas para motociclista agressivo.

Vende-se jazigo com quatro gavetas para família de motorista que bebe e dirige.

Impactante, não? Mas infelizmente essa é a realidade de muitas pessoas que ainda não se conscientizaram que um veículo automotor não tem apenas vantagens, como o conforto, por exemplo. Ele pode também tornar-se uma arma letal se não for usado de maneira adequada. Mais de um milhão de pessoas de todas as nações são vítimas fatais de acidentes de trânsito e com o intuito de mudar essa triste estatística, é realizada, anualmente, no período entre 18 e 25 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito, criada pelo artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Dela todos os órgãos ou entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito participam de atividades relacionadas à data, visando a conscientização de atitudes que tornem ruas e estradas em um campo de paz, não de guerra.

Mas convenhamos: as ações feitas durante a Semana Nacional do Trânsito são muito importantes para se limitarem à apenas sete dias. Peças publicitárias em rádio, televisão, internet, jornais e revistas deveriam ter divulgação o ano inteiro. Ainda mais necessário do que isso, seria instruir quem vai estar à frente de um volante daqui alguns anos: as crianças. O artigo 76 do Código de Trânsito Brasileiro diz: “A educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação”. Mas dificilmente vemos isso acontecer, nem em dias comuns, muito menos na semana dedicada ao trânsito.

O assunto trânsito é tão amplo, porém, o mais comum de se ouvir falar sobre ele é: “precisamos de soluções para os congestionamentos”. Trânsito é muito mais do que isso e as soluções para sua melhora também precisam ir além.

Compartilhe

Comente

Leia também