Marina e Mariana: a moda e a arte do “Projeto Magenta”

De uma vontade própria nasceu um projeto para saciar o desejo coletivo. Aos 13 anos, Marina Figueiredo saiu com o pai rumo ao centro comercial de Ribeirão Pires para comprar uma bolsa de pano. Não encontrou o que procurava. O pai, então, lhe deu uma ideia: que tal se ela comprasse o tecido e, junto a avó, confeccionasse o acessório ao seu gosto? Foi o que Marina fez. O que ela não esperava era que sua criação atrairia tanto a atenção das amigas, que queriam porque queriam uma bolsa como aquela. A jovem, então, juntou os conhecimentos aprendidos com a avó, à um curso de modelagem e costura e transformou o que começou sem nenhuma pretensão em um grande prazer e um grande negócio. A vocação para a moda já dava sinais desde muito antes disso. “Pequenininha, já assistia aos programas de moda e fazia meus primeiros desenhos, também incentivados pela minha avó”, conta Marina.

Mariana e Marina juntaram a paixão pela arte e pela moda e a transformaram em um projeto de sucesso

Inicialmente, para expandir a divulgação de suas criações, ela criou um blog, simples, intitulado “Doce Magenta”. Passado um tempo, sua irmã, Mariana, quatro anos mais velha e também apaixonada por moda (porém mais voltada à parte de fotografia), sugeriu que elas unissem o interesse que tinham em comum. A parceria resultou no “Projeto Magenta”, em janeiro de 2011. “Além de simplesmente divulgar o que a Marina estava criando, poderíamos fazer isso de maneira mais produzida e, consequentemente, nos envolvendo em todos os processos de uma produção de moda: desde a criação e confecção das peças, até um ensaio fotográfico, que envolve a produção dos looks, cabelo, maquiagem, etc.”, conta Mariana.

Marina, hoje com quinze anos, faz toda a parte da criação e confecção das peças. A inspiração vem dos mais variados lugares. “A inspiração vem de um pouco de tudo que eu absorvo de referências. Sempre vemos muita coisa, muita informação, trabalhos de estilistas, fotógrafos, um pouco de tudo acaba refletindo no que eu faço e também na parte da Mariana, que é a fotografia. Na hora da produção, o que me vem a cabeça é  a peça já pronta, alguma produção para as fotos e as pessoas usufruindo das nossas ideias de alguma maneira, seja usando as nossas peças, ou simplesmente compondo alguns looks inspirados pelo nosso projeto”, revela.

As jovens realizam ensaios fotográficos para divulgar as peças criadas

As irmãs conciliam o projeto com os estudos. Marina está no 2º ano do Ensino Médio e Mariana trabalha, além de cursar o 1º ano de Rádio e TV na faculdade. Mesmo com a correria do dia a dia, o projeto não é deixado de lado. “Sempre conversamos sobre ideias e planos para o projeto, mas o tempo para executar quase sempre é curto. Geralmente aos finais de semana”, fala Mariana. “Estudo no período da manhã e nas tardes livres me dedico à costura das peças, quase que diariamente”, diz Marina. A mãe, Ana Soares, 40 anos, diz que tirar a filha mais nova do ateliê não é tarefa fácil. “Vira e mexe tenho que chamar sua atenção para que se envolva em outras atividades que não estejam relacionadas ao projeto”. Contudo, ela ressalta o quanto o projeto acrescentou na vida das filhas. “Aprovei e incentivei desde o início, simplesmente por que vi como uma possibilidade de crescimento muito grande o fato de trabalharem juntas num mesmo projeto e que isto seria um elo muito forte para a relação delas, que sempre foi de muita cumplicidade e afeto. Tenho acompanhado todo o trajeto deste projeto e vejo o quanto cresceram e evoluíram. Hoje eu acredito que elas podem ir muito longe com tudo isto, pois tem paixão pelo que fazem e muito tempo pela frente”.

Nos planos para o futuro, cada uma das irmãs tem a sua meta. “Pretendo estudar moda quando concluir o ensino médio”, fala Marina. “Pretendo me especializar em direção de arte e fotografia”, diz Mariana. Mas em um ponto elas fazem coro. “E levar adiante o Projeto Magenta”.

No endereço www.projetomagenta.wordpress.com, além de conhecer toda a ideia do “Projeto Magenta”, os internautas encontram, na seção “Bazar”, todos os produtos confeccionados por Marina, que variam de R$ 30 à R$ 100. Contato pode ser feito pelo e-mail [email protected].

Compartilhe

Comente

Leia também