Lu Alckmin: a grande mulher por trás de um grande homem

Há uma antiga frase que diz: “Por trás de um grande homem, existe sempre uma grande mulher”. E o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), tem ao seu lado uma grande companheira: Maria Lúcia Ribeiro Alckmin, mais conhecida como Lu Alckmin. 

“Nasci para ajudar as pessoas e faço isso com todo amor do mundo através do trabalho social”, fala a primeira-dama do Estado

 

A primeira-dama, nascida em 12 de julho de 1951, em São Paulo, é a sétima filha de um total de 12 (sendo um deles adotivo), do casal Adhemar e Renata e formada no curso de Normalista. 

Aos 4 anos, mudou-se com a família para Pindamonhangaba, interior do Estado, onde em 1975 conheceria Geraldo Alckmin, então vereador e estudante de Medicina, casando-se com ele em 1979. Na época, ele já tinha sido eleito prefeito e estava no 3° ano de mandato. Juntos tiveram três filhos: Sophia (nascida em 25 de janeiro de 1980), Geraldo (nascido em 08 de setembro de 1981) e Thomaz (nascido em 06 de abril de 1983), que deu ao casal o primeiro neto – Isabella, que está com 06 anos. Este ano, Geraldo e Lu serão avós novamente, e em dose dupla: a namorada do filho Geraldo está grávida de gêmeos. 

Trabalho social – Além de acompanhar o marido na vida pública com presença constante, dona Lu preside o Fundo Social de Solidariedade do Estado. A vocação para o trabalho social apareceu na década de 70, quando foi primeira-dama de Pindamonhangaba. Com Geraldo prefeito da cidade, ela participava ativamente das campanhas de arrecadação de fundos e era incansável no acompanhamento e ações das comunidades mais carentes. Era ela quem levava as informações sobre as principais necessidades da área social ao gabinete do prefeito. 

Quando Geraldo se tornou deputado, Lu Alckmin continuou seu trabalho de assistência aos deficientes de baixa renda, de Pindamonhangaba e região. 

Em 1994, Geraldo Alckmin foi eleito vice-governador de São Paulo, ao lado de Mario Covas. Dona Lu, ao lado de D. Lila Covas, atuou como voluntária do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, ajudando nos importantes projetos como a Estação Especial da Lapa, as Casas de Solidariedade, e o JORI (Jogos Regionais do Idoso). Após o falecimento de Mario Covas, Dona Lu assumiu a Presidência do Fundo Social e deu continuidade aos projetos de Dona Lila, a quem carinhosamente chama de “minha professora”. 

Em entrevista exclusiva ao Mais Notícias, ela fala sobre como é desempenhar um papel tão importante à frente do Fundo Social do Estado e o que essa experiência tem acrescentado em sua vida. “Estou muito feliz em retornar como voluntária à presidência do Fundo Social de Solidariedade. À frente do cargo, com apoio das primeiras-damas, entidades sociais e sociedade civil, consigo oferecer dignidade e novas oportunidades à população mais carente do estado de São Paulo. Não há dinheiro que pague em ver um sorriso e ouvir uma história de que um projeto mudou a vida daquele ser humano. É motivador e me dá ainda mais energia para continuar”. 

Dona Lu possui vários cadernos, de 200 páginas, em que ela descreveu, em próprio punho, o roteiro de suas viagens e experiências como Presidente do Fundo Social. Os cadernos foram substituídos pelo twitter @lualckmin, escrito diariamente por ela. 

Nos cinco anos em que esteve à frente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, sempre como voluntária, Dona Lu priorizou projetos de capacitação e geração de renda. Um dos mais importantes foi a “Padaria Artesanal”. Mais de 9 mil unidades e 18 mil multiplicadores que qualificaram 360 mil pessoas a aprenderem a arte dos pães. 

Nessa gestão, ela conta que o principal foco do Fundo Social é a capacitação profissional, sem, claro, descuidar de programas voltados à criança, ao adolescente e aos idosos. “Além das Padarias Artesanais, estamos implantando, no Parque da Água Branca, uma Escola de Qualificação Profissional, que será subdividida em núcleos: Moda, Hotelaria e Gastronomia e Imagem Pessoal. Na área de convênios, serão ampliados os repasses de recursos a entidades e municípios para implantação de projetos de geração de emprego e renda e também de Praças do Idoso”. 

Vida familiar – Exercendo um trabalho que exige muita dedicação, Dona Lu conta que sua rotina não é diferente da de milhões de mulheres do país. “Sou esposa, mãe, avó e voluntária na presidência do Fundo Social. Concilio meu tempo me dedicando inteiramente em cada uma destas funções. Se eu estou falando com você, estou aqui, concentrada. E assim por diante. A vida é feita de momentos e todos eles são especiais”. 

Casada há 32 anos com Geraldo Alckmin, ela fala do segredo para um casamento duradouro, já que o marido também ocupa um cargo no qual exige doação de tempo e uma agenda apertada. “O segredo é a admiração que tenho por ele, que se transforma em amor”. 

Política – Tendo ao seu lado um político atuante, ela afirma que a possibilidade de ingressar na área nunca lhe passou pela cabeça. “Não tenho vocação para política. Nasci para ajudar as pessoas e faço isso com todo amor do mundo através do trabalho social”.

Compartilhe

Comente

Leia também