IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA ESPORTIVA PARA CRIANÇAS

A atividade física sob orientação do Profissional de Educação Física devidamente credenciado no Conselho Regional de Educação Física (CREF), proporciona a jovens e crianças o desenvolvimento das habilidades de ser, conviver e fazer (pilares que dão base ao ensino). Por meio da prática regular da atividade física esportiva, a criança desenvolve competências, capacidades e habilidades, associadas às dimensões afetivas, cognitivas, sociais, psicomotoras e interniza valores. Pela participação em atividades individuais e coletivas ele deixará de pensar apenas em si mesmo, o que contribui para o bem estar comum. Com o desenvolvimento da consciência corporal, seu filho naturalmente vai se interessar por um estilo de vida saudável com maiores possibilidades de êxito no decorrer de sua vida.

A Educação Física pode ainda ajudar a identificar problemas corporais. Fique atento ao modo como seu filho se relaciona com o próprio corpo em atividades cotidianas (em casa, por exemplo). É importante conhecer-se para saber seus limites e possibilidades. A postura incorreta prejudica o corpo inteiro, provocando um desconforto que interfere até mesmo na capacidade de aprender informações. Aprenda a observar o modo como seu filho respira, anda, senta ou dorme. Com o devido comprometimento do profissional da área, às vezes é possível detectar problemas de desenvolvimento e crescimento nas crianças, como obesidade, desnutrição, déficit de crescimento, distúrbios na maturação biológica e problemas neurológicos que, se identificados em fase inicial podem ser evitados ou amenizados na fase adulta. A criança constrói nessa fase, o seu alicerce para a fase adulta. Cabe aos pais (também corretamente conhecidos como “responsáveis”), contribuírem para que esse alicerce torne-se bem ou mal estruturado. No âmbito cognitivo e afetivo , a criança aprende que o maior desafio não é superar o colega, mas a si mesmo. Não o estimule a ser imbatível e nem tampouco perdedor! Comemorem cada vitória juntos , e no caso da derrota, estejam sempre ao lado dele, assim poderão tirar algum ensinamento juntos!

O aprimoramento das competências como: atenção e poder de concentração, disciplina, determinação, etc., enriquece a criança tanto no ponto de vista psicológico quanto do intelectual.

Aprenda a aplicar os benefícios da prática esportiva a favor da formação da criança como cidadão. Cidadão este, pronto para os desafios da vida, como um combatente justo e determinado e nunca cruel e sem escrúpulos!

Sandra Regina Bento Moreira

Coordenadora Academia Nova Aguazul

CREF 007185-G/SP

Fonte de Consulta: Guia da Educação em Família (Sistema Confef/Crefs)

Compartilhe

Comente

Leia também