Harmonia em ambientes

Por Caroline Roncon

Supervisora da loja de Móveis Planejados Mais Projetos/Italínea, de Mauá

Recentemente recebi um material novo da Italínea focando o Feng Shui e, como acredito piamente que o ambiente interfere na nossa vida, vou compartilhar com vocês leitores algumas dicas, vamos lá:

Feng Shui é uma antiga arte chinesa, que busca a harmonia e o sucesso dentro de um determinado ambiente. Isso, através dos cinco elementos da astrologia chinesa (madeira, água, fogo, terra e metal) e do equilíbrio do Yin e Yang (representam opostos, como alto e baixo, por exemplo). Essa harmonia é alcançada através da energia Ch’i, que é a força universal da vida. Quanto mais dessa energia existir em um ambiente, mais equilibrado e harmonioso ele vai ficar.

Utilize flores para energizar a casa. Além de alegrar o ambiente, elas têm o poder de absorver energias negativas

A entrada principal da casa é o ponto fundamental de entrada do Ch’i. Por isso, é importante que, antes de tudo, você preste atenção a essa área. Um belo jardim ou um ambiente confortável, por exemplo, ajuda a trazer o Ch’i para sua casa.

Dica importante: Cuide para a porta principal não estar alinhada com uma janela, banheiro ou porta dos fundos. A energia precisa circular em curvas. Também, não utilize espelho na frente da porta de entrada, pois ele refletirá tanto as energias negativas quanto as positivas e, daí não dá pra selecionar só o bem…

Utilize flores para energizar a casa. Além de alegrar o ambiente, elas têm o poder de absorver energias negativas. Pedras também absorvem energias, porém é preciso limpa-las periodicamente com água corrente e deixa-las no sol.

Não guarde nada quebrado ou colado. Como na nossa vida, as boas energias se mantêm nas coisas inteiras.

A cozinha é sinônimo de fartura, prosperidade e união. Ela deve ser sempre bem iluminada, organizada e limpa. Evite posicionar o fogão ao lado da geladeira, pois os elementos não se combinam (água e fogo). Se não houver outro jeito use vasos com plantas vivas (elemento terra) para amenizar esse encontro.

Quanto à cabeceira da cama, o ideal é que esteja na direção do nascer do sol e que atrás dela não passe nenhum cano de água. A água é condutora de energia e assim atrai e leva embora nossa energia vital. Permanecer muito tempo nessa situação pode trazer insônia e até mesmo doenças.

O mais importante é cuidar primeiro de sua energia. Tudo o que você pensa e faz fica impregnado em sua casa. A filosofia virou moda e está sendo aplicada em casas, escritórios, objetos de decoração e até em coleções de roupas. Que tal pôr em prática na sua vida também?

Compartilhe

Comente

Leia também