Estímulo para o combate à criminalidade

Na edição nº. 409, datada de 05 de agosto, o Mais Notícias publicou a matéria “Consórcio estudará implantação do Programa Atividade Delegada”, que consiste em convênio entre as prefeituras da região e a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo para que os municípios ofereçam gratificação por desempenho de atividade delegada para os policiais militares. Em outras palavras, visa evitar a realização dos trabalhos informais, mais conhecidos como “bicos”, realizados fora do horário oficial de serviço, e dar um suporte à família caso aconteça alguma fatalidade com o policial. O projeto já foi  implantado na Capital no início do ano, e, segundo autoridades, tem dado resultado satisfatório.

Naquela ocasião, a reportagem dava conta de que o assunto estava na pauta do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e deveria ser mais bem discutido, após o período eleitoral. Entretanto, a questão não avançou. Durante entrevista coletiva sobre sua gestão no Consórcio, o presidente da entidade e prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PV), contou que ele propôs a ideia do Programa aos demais prefeitos da região, porém, “não foi muito bem aceita”. De qualquer forma, o Chefe do Executivo ribeirãopirense pretende efetivar a iniciativa na cidade em 2011 e disse que em breve encaminhará a proposta à Câmara.

O Programa Atividade Delegada também fez parte dos discursos do governador eleito do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), durante a campanha eleitoral. Ele afirmou que para tirar bandidos da rua é preciso mais policiais, e, para tanto, pretendia, caso vencesse a eleição, ampliar a ação para todo o Estado, o que ajudaria no combate à criminalidade.

Dia após dia vemos, lamentavelmente, que essa criminalidade tem tomado conta não só de um município, ou um Estado, mas de todo o País. Exemplo é o que está acontecendo no Rio de Janeiro, que tirou a capa de Cidade Maravilhosa e agora mostra um cenário típico de guerras que pareciam estar tão distantes de nós. Por isso, medidas precisam ser tomadas com urgência. Nosso direito de ir e vir está muito bonito na teoria, mas, na prática, somos diariamente reféns do medo e da insegurança.

Clóvis Volpi disse que se a implantação do programa der certo na cidade, ele gostaria que os outros prefeitos também adotassem a medida.

Se ela vai ter a mesma eficácia em Ribeirão Pires como tem tido na Capital, vamos ter que esperar para ver, assim como se o governador eleito cumprirá com sua pretensão de campanha. O fato é que com ou sem Atividade Delegada é preciso valorizar a polícia, pois como podemos constatar com a ação que vem acontecendo no Estado carioca, quando ela quer, ela faz, e se tiver um estímulo, melhor ainda, para ela e para toda a população.

Compartilhe

Comente

Leia também