É preciso valorizar o trabalho

Ontem, quase 5 mil pessoas estiveram presentes à Vila do Doce para o evento RH da Vila, que reuniu diversas agências de emprego e também o PAT de Ribeirão Pires, que ofereciam vagas em diversas empresas da região.

Muitos ficaram impressionados com o tamanho da fila que, vale dizer, estava turbinada por conta da grave crise econômica pela qual o país atravessa, desaquecendo o mercado e aumentando o tempo necessário para recolocação profissional, além da consequente redução nos quadros funcionais.

Não é segredo que o outrora pujante ABC titubeia, tanto pela crise em sua antiga base econômica, a indústria automobilística, quanto pela estagnação do setor de serviços que, pouco a pouco vinha transformando a região.

Por isso mesmo, dez entre dez profissionais de RH aconselham aos profissionais para que valorizem seus empregos e evitem os chamados comportamentos nocivos que, segundo levantamento feito pela consultoria Robert Half são Baixo desempenho (34%), Falta de adequação à cultura da empresa (26%), Relacionamento ruim com a equipe (16%), Atrasos e faltas (12%) e Relacionamento ruim com o superior (10%), além de Outros motivos, que somam 2%.

Em tempos de cortes, qualquer comportamento desta natureza é a chave para o chamado bilhete azul, a popular demissão, já que há diversas opções disponíveis para substituição no mercado. Este tipo de comportamento fecha portas, deixando uma má impressão que pode, em um futuro não muito distante, causar sérios prejuízos.

Por pior que seja seu emprego, lembre-se, é seu ganha-pão, é o que pagará suas contas no final do mês. Verbas rescisórias, por maiores que sejam, podem acabar antes do final do período de desemprego. Aí, será tarde demais.

O conselho que fica é não descuide de seu emprego. Valorize a empresa em que você trabalha e, se estiver infeliz, busque outra colocação, sempre é claro, respeitando aquela onde atua. Meios para isso, existem e as vagas aparecem, mesmo que tome algum tempo.

Seu maior patrimônio é você mesmo. Não dilapide seu futuro por um capricho momentâneo.

Compartilhe

Comente

Leia também