Como agir em caso de ofuscamento

Ofuscamento é uma cegueira momentânea causada pelo excesso de luz em nossos olhos. A vista humana pode levar até 7 segundos para se recuperar em caso de ofuscamento. Um veículo, a uma velocidade de 80 km/h, poderá percorrer até 155 metros antes que seu condutor recupere a visão plena. Por este motivo, é importante saber como não ofuscar as outras pessoas e como reagir em caso de você ser ofuscado.

A vista humana pode levar até 7 segundos para se recuperar em caso de ofuscamento

A incidência direta frontal de raios solares, que pode ocorrer no início da manhã e no final da tarde, pode ser evitada com o uso do quebra-sol, equipamento obrigatório nos veículos.

O ofuscamento pelo retrovisor pode ser evitado, acionando-se o dispositivo antiofuscamento do retrovisor interno, que reduz a intensidade da luz refletida pelo espelho.

Para evitar o ofuscamento por luz alta, vindo de veículos trafegando em sentido contrário, o condutor deverá: diminuir a velocidade, solicitar luz baixa (acendendo e apagando a luz alta), não olhar diretamente para os faróis e se a luz alta persistir, manter luz baixa e orientar-se pela margem direita da via.

Deve-se ter o cuidado para não ofuscar os demais condutores, pois esta é uma causa frequente de acidentes. É importante usar a luz baixa assim que surgirem veículos em sentido contrário, não apenas quando eles estiverem próximos. Cuidar também para não ofuscar, pelos retrovisores, o condutor do veículo que vai à frente.

Compartilhe

Comente

Leia também