logo
Domingo, 23 de Novembro de 2014

Como agir em caso de ofuscamento

Ofuscamento é uma cegueira momentânea causada pelo excesso de luz em nossos olhos. A vista humana pode levar até 7 segundos para se recuperar em caso de ofuscamento. Um veículo, a uma velocidade de 80 km/h, poderá percorrer até 155 metros antes que seu condutor recupere a visão plena. Por este motivo, é importante saber como não ofuscar as outras pessoas e como reagir em caso de você ser ofuscado.

A vista humana pode levar até 7 segundos para se recuperar em caso de ofuscamento

A incidência direta frontal de raios solares, que pode ocorrer no início da manhã e no final da tarde, pode ser evitada com o uso do quebra-sol, equipamento obrigatório nos veículos.

O ofuscamento pelo retrovisor pode ser evitado, acionando-se o dispositivo antiofuscamento do retrovisor interno, que reduz a intensidade da luz refletida pelo espelho.

Para evitar o ofuscamento por luz alta, vindo de veículos trafegando em sentido contrário, o condutor deverá: diminuir a velocidade, solicitar luz baixa (acendendo e apagando a luz alta), não olhar diretamente para os faróis e se a luz alta persistir, manter luz baixa e orientar-se pela margem direita da via.

Deve-se ter o cuidado para não ofuscar os demais condutores, pois esta é uma causa frequente de acidentes. É importante usar a luz baixa assim que surgirem veículos em sentido contrário, não apenas quando eles estiverem próximos. Cuidar também para não ofuscar, pelos retrovisores, o condutor do veículo que vai à frente.

PéssimoRuimRegularBomÓtimo (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading ... Loading ...

Um comentário para “Como agir em caso de ofuscamento”

  • elianemrojas disse:

    Gostaria de saber sobre a cegueira momentanea. Por anos sofro disso. Ela se inicia com a presença de uma nevoa (uma gelatina translucida) que dificulta visão completa… inicia-se de baixo para cima da esquerda pra direita. Vejo luzes fortes quando fecho os olhos até a perda total da visão. tento ficar calma e espero com os olhos fechados passar. isso leva uns 10 a 30 minutos… Logo depois passa e sinto apenas uma dor na nuca e vontade de vomitar. Já falei com diversos especialistas e sempre falam a mesma coisas. enxaqueca. bom, ela surge do nada… sem motivo algum… queria me livrar disso, pois ela ja aconteceu quando eu dirigia e foi bem complicado pois eu estava em pleno transito engarrafada no Rio de Janeio. O que devo fazer?

    O que você achou deste comentário? Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

Enquete Mais Notícias

Advanced Poll

Em sua opinião, qual foi o melhor vereador de Ribeirão Pires em 2014? Dê o seu voto! O resulta sairá no Jornal Mais Notícia dia 18 de dezembro.