Arte Mais – A restauração da pintura

Por Liége Zampol, artista plástica

A restauração da pintura é um tema que engloba uma variedade de técnicas diferentes usadas pelos artistas. Às vezes essas técnicas se misturam numa mesma obra, aplicadas num mesmo suporte (tela, madeira, papel, metal, vidro, parede, etc.). Por isso, falar de restauração exige muito tempo e uma visão extensa sobre o assunto.

O “Conservador Restaurador” se preocupa com a preservação da cultura em geral, entre essas culturas está a pintura

Historicamente, a restauração de pintura permitia a total intervenção sobre a obra, chegando a modificar qualidades estéticas ou físicas e assim a modificação do seu estado original.

Atualmente, o conceito de restauração alterou-se de forma significativa. Hoje a preocupação está também na conservação e, assim, o trabalho do restaurador não se limita apenas na intervenção direta sobre a obra, mas também ao dever de conhecer, avaliar e atuar sobre todos os parâmetros que contribuem para a preservação da obra. O “Conservador Restaurador” intervém na obra de arte com uma atitude de grande respeito, preocupado com sua estética e sua história.

O “Conservador Restaurador” se preocupa com a preservação da cultura em geral, entre essas culturas está a pintura.

Para restaurar uma obra de arte é preciso uma rigorosa formação profissional. Incluindo-se as disciplinas artísticas, científicas e técnicas. É preciso o conhecimento de química, física, história, etc.

Entre as diversas funções de um “Conservador Restaurador” está a preservação dos bens culturais. Mais especificamente na pintura, reconhece as técnicas mais usuais, analisando as patologias mais comuns.

Oferecemos aqui uma visão básica de uma profissão que requer muita experiência e estudos constantes.

Enfim, entre inúmeros conhecimentos que se deve ter para intervir numa obra de arte, encontram-se os fatores que provocaram a sua deterioração, alterando a matéria que o compõe. Conhecer e analisar tais fatores são primordiais para diagnosticar os problemas (patologias) que apresenta, assegurar a correta intervenção durante o processo de restauro e ajudar à sua posterior conservação.

Mais informações sobre conservação/restauração de obras de arte enviar e-mail para [email protected]

Compartilhe

Comente

Leia também