Transparência Pública é o remédio para nossos políticos

O combate à corrupção precisa ser agenda não só da população e da imprensa, mas também da classe política

Os dias atuais não tem sido fáceis para os políticos. Com a conectividade das redes sociais as pessoas estão acompanhando mais de perto as atividades do Poder Público e, com isso, cobram mais atitudes. Muitos políticos profissionais sentem na pele o peso dessa cobrança ao perceberem um desgaste exacerbado de suas imagens junto a seu público eleitor. E essa tendência não vai diminuir com o tempo.

A saída para a queda na popularidade do político pode estar em ações simples. É óbvio que o eleitor quer ver seu político eleito trabalhando, logo, quanto mais um agente público publicita suas ações, maior será sua aceitação entre aqueles de perspicazes olhares críticos.

O Mais Notícias defende ainda outra ação, talvez a mais efetiva de todas: Transparência Pública. Quando o cidadão tem acesso a dados públicos e pode acompanhar com facilidade as ações governamentais fica mais fácil formar opinião favorável ao governo. A integridade do Poder Público se dá com melhor monitoramento dos gastos, das receitas e dos investimentos que os agentes políticos fazem com a arrecadação dos impostos do contribuinte.

Nessa linha, Ribeirão Pires já mostrou grandes avanços, mas ainda há muito o que fazer. Temos um Portal da Transparência, que por mais precário que seja, apresenta muita informação interessante. Os atos oficiais da Prefeitura são atualizados diariamente no site do Município. Nosso convite aos governantes é de que eles possam melhorar essas ferramentas, investindo em Comunicação Pública.

A Câmara de Ribeirão Pires também precisa ser reinventada nesse quesito. Até bem pouco tempo atrás, todo jornalista tinha acesso imediato a qualquer documento da Casa. Hoje, a política de tratamento da imprensa empregada pela atual presidência colocou barreiras colossais no acesso à informação. Hoje, portanto, fazemos um apelo ao presidente Rubens Fernandes (PSD), para que reveja essa medida austera contra a Transparência Pública e tome atitudes que conduzam à democratização da informação. Uma simples reunião com a imprensa para criar protocolos de acesso à informação mais eficientes  ajudaria a dar outra cara à imagem dos vereadores de Ribeirão Pires, afinal, o combate à corrupção precisa ser agenda não só da população e da imprensa, mas também da classe política que pleiteia o resgate do status ilibado de tempos passados.

Compartilhe

Comente

Leia também