O falado TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) tira, durante um bom tempo, o sono dos universitários, afinal, é dele que depende a conquista do tão sonhado diploma e ainda, por muitas vezes, é usado como principal chamariz no currículo para se conseguir um emprego.
Este trabalho é composto das seguintes partes:
Pré-textuais
Capa: Deve conter o nome do autor ao alto da folha, o título do trabalho ao centro e na parte inferior o nome da cidade e o ano de apresentação. Tudo deve ser digitado em caixa alta sem sublinhar nem utilizar aspas e centrado na folha.
Folha de rosto: Vem imediatamente após a capa e nela aparece o nome completo do autor; no centro da folha o título do trabalho desenvolvido, sendo que logo abaixo, da metade da folha para a direita, aparece uma explicação rápida mais clara acerca dos objetivos institucionais, seguida da instituição a que se destina a pesquisa. Na parte inferior escreve-se o nome da cidade e o ano. Aqui apenas as iniciais são maiúsculas e não todas as palavras como na capa.
Folha de aprovação: Deve conter data de aprovação, nome completo dos membros da banca examinadora e local para assinatura dos membros.
Resumo: Redigido pelo próprio autor do TCC, o resumo – síntese dos pontos relevantes do texto, em linguagem clara, concisa, direta, com o máximo de 500 palavras.
Sumário: É onde aparecem as divisões do trabalho, os capítulos e seções com a indicação das páginas onde se iniciam cada uma delas.
Dedicatória, agradecimentos, epígrafe (pensamento de algum outro autor e que, de preferência, mas não necessariamente, tenha alguma relação com o tema), lista de ilustrações e de abreviaturas e siglas são opcionais.
Textuais
Introdução; Desenvolvimento; Conclusão ou Considerações finais.
Pós-textuais
Referências bibliográficas (Obrigatório). É a listagem, em ordem alfabética, numerada sequencialmente, das publicações utilizadas para elaboração do trabalho, podendo esta ser numerada ou não. Caso deseje indicar uma bibliografia para aprofundamento do assunto, a mesma deverá aparecer em lista separada sob o título: Bibliografia Recomendada.
Obras consultadas (Opcional)
Apêndices (Opcional)
Anexos (Opcional)
Glossário (Opcional)
O professor da Universidade de Mogi das Cruzes, Sérsi Bardari, dá algumas dicas de como fazer – e apresentar – um bom trabalho e assim, encerrar o curso com chave de ouro.
Mais Notícias – Quais são os erros mais comuns encontrados nos Trabalhos de Conclusão de Curso?
Sérsi – Muitos alunos chegam ao TCC sem ainda terem adquirido consciência sobre a necessidade de pesquisarem profundamente o tema. Alguns ainda acham que a internet é o ponto de chegada das pesquisas, quando na verdade a rede deve ser apenas o ponto de partida.
Mais Notícias – Quais pontos são imprescindíveis para fazer um bom TCC?
Sérsi – Um bom TCC deve ser estruturado de acordo com os métodos próprios de redação de trabalho científico. Além disso, deve seguir as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Mais Notícias – O que não deve ser feito jamais?
Sérsi – Jamais se deve deixar de fazer citações de modo adequado e nunca esquecer de apresentar referências bibliográficas.
Mais Notícias – E na hora da apresentação, quais dicas o senhor dá aos alunos?
Sérsi – Na hora da apresentação, o aluno deve estar relaxado para não deixar o nervosismo tomar conta e travar sua fala. Para tanto, deve organizar um roteiro do que deve fazer. O conteúdo da fala nada mais é do que uma versão bem sintética do trabalho escrito.