UMES: o trabalho para fortalecer o movimento estudantil

A defesa dos interesses dos estudantes. Esse é o foco de atuação da UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo), entidade que representa três milhões de estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, cursos supletivos, pré-vestibulares e cursos livres da capital paulista.

“É preciso estimular os alunos para começarem a lutar pelos seus direitos”, fala o presidente da UMES, Vitor Lopes

Ensino público gratuito, melhoria da qualidade de ensino, democracia e soberania nacional são as bandeiras permanentes da organização.

Em Ribeirão Pires, a UMES ficou inativa por mais de seis anos. A retomada deu-se em 2010, com a organização da comissão Pró – UMES e, este ano, foram eleitos os diretores efetivos da entidade. A diretoria é composta por 11 alunos, sendo cada estudante de uma escola.

Vitor de Oliveira Lopes, 17 anos, está à frente da presidência da UMES. Mesmo com a União recém-formada, os membros da União já participaram de importantes ações. “Participamos da formação sobre ‘Gênero e Sexualidade’, em parceria com a Petrobras; da campanha contra violência a crianças e adolescentes; organizamos a 2ª Conferência Municipal da Juventude; participamos da organização na eleição de grêmios em diversas escolas de Ribeirão Pires; estivemos no Congresso Nacional do CONEG (Conselho Nacional de Entidades Gerais); em Brasília; no Encontro Nacional de Grêmios, no Rio de Janeiro; e promovemos a Festa dos Estudantes para arrecadação financeira”, conta Lopes.

Entre os projetos dos jovens, está a realização, para ainda este mês, do 1º Encontro de Grêmios da cidade e batalhar para conquistar o direito ao passe livre em transportes públicos para os estudantes.

O presidente da UMES ressalta que fortalecer o movimento estudantil é um grande desafio. “É preciso estimular os alunos para começarem a lutar pelos seus direitos e fazer com que eles se organizem para que isso ocorra”.

Para fazer parte da UMES, basta ser estudante secundário e entrar em contato com a diretoria, por meio da Secretaria de Política Comunitária Institucional, que fica na Rua Felipe Sabbag, nº 200, 3º andar, Sala 9, Centro de Ribeirão Pires. Mais informações pelo telefone 4828-9111.

Compartilhe

Comente

Leia também