Saresp será aplicado nos dias 17 e 18 deste mês

O Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) será aplicado nos dias 17 e 18 deste mês. Assim como em 2009, o Governo do Estado custeará as despesas referentes à aplicação da avaliação para os alunos de escolas municipais, cujas prefeituras assinarem o convênio com a Secretaria. No ano passado, o Saresp teve a maior adesão em toda a sua história, contabilizando cerca de 1,5 milhão de alunos em cada um dos três dias de prova. Além da rede estadual, participaram da avaliação estudantes de escolas particulares e municipais.

A avaliação é voltada a estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio, tendo por objetivo aferir o domínio das competências e habilidades básicas em língua portuguesa e matemática, previstas para o término de cada série/ano. Em cada edição, por meio de aplicação de provas cognitivas e questionários respondidos pelos pais, alunos e gestores do ensino, o Saresp avalia o sistema de ensino paulista para monitorar as políticas públicas de educação.

Sobre o Saresp – O Saresp é uma avaliação externa realizada desde 1996 pela Secretaria de Estado da Educação, com a finalidade de fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade na rede pública de ensino paulista. O objetivo é orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

Compartilhe

Comente

Leia também