Primeiro trimestre é a melhor época para encontrar um estágio

Cerca de 210 mil vagas de estágio são disponibilizadas em todo o país entre os meses de janeiro a março. Esta época é chamada de “Temporada de Estágios”, um período interessante para quem deseja ingressar no mercado de trabalho após ou durante o estudo técnico e universitário.

Estagiar é uma ótima oportunidade de ganhar experiência profissional

Anualmente, ingressam no ensino superior 1,5 milhão e se formam 800 mil, o que equivale a 53,3 % do total de alunos. Ou seja, quase metade deles não conclui ou abandona o curso, na sua maioria por falta de condições financeiras.

Esses números provam a importância do estágio, pois contribui para auxiliar o futuro profissional a custear seu curso e, principalmente, é a porta de entrada para uma nova carreira, já que ele aplica na prática o conteúdo aprendido em sala de aula.

Segundo o analista de seleção, Erick Sperduti, a abertura é um resultado de um processo de reestruturação das empresas. “Houve um reaquecimento, no início do ano as empresas estão se reestruturando e contratando mais estagiários até para suportar essa demanda”, explica.

Apesar da quantidade de vagas, faltam interessados. Muitos candidatos que se inscrevem em programas de estágio só planejam voltar a trabalhar na volta às aulas ou depois do carnaval, ou seja, em março. Com isso, algumas empresas não conseguem preencher as vagas.

O problema da falta de qualificação também colabora com a queda na contratação de estagiário no mercado de trabalho. Na região de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, faltam candidatos até para os estágios de nível técnico. As vagas mais difíceis de serem preenchidas são para técnicos em eletrônica, eletroeletrônica e para a área administrativa.

A fim de não perder uma oportunidade, os interessados em estagiar devem estar atentos para algumas dicas importantes:

Experiência – Investir em leitura, ampliando a cultura geral por meio de revistas e livros; Ao participar de um processo, conhecer um pouco a realidade da empresa é importante; A vida acadêmica é um ensaio da vida corporativa, por isso é importante a dedicação nos estudos; Veja o professor como um possível cliente ou futuro chefe que estará te avaliando com metas e te dará um feedback sincero; Não estude só matérias que goste, procurar também estudar as que outras que fazem parte do seu curso.

Currículo – Preencher o campo que fala das informações complementares mencionando trabalhos acadêmicos que foram premiados, iniciação científica, monitorias, trabalhos voluntários ou experiência em empresas juniores. Isso mostra as competências que o candidato desenvolveu para cumprir outros trabalhos

Ensino médio – É fundamental que se faça o estágio. Muitos jovens não se dedicam à atividade corporativa enquanto fazem seu caminho acadêmico. É preciso saber conciliar os dois.

Para os interessados, é importante conhecer alguns direitos que o estágio possibilita. Segundo a ABRES (Agência Brasileira de Emprego e Estágio), os contratos de estágio têm duração máxima de dois anos com uma carga horária máxima de 6 horas diárias e 30 horas semanais. A bolsa-auxílio é obrigatória, assim como férias, folga semanal, auxílio-transporte, seguro contra acidentes. Além disso, um relatório mensal de atividades deve ser emitido pela empresa, com ele é possível avaliar se o estágio está sendo compatível com o que se aprende na faculdade.

Para obter maiores informações, entre na página do Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios, em www.nube.com.br. Elas também estão nas principais redes sociais: no twitter como @nubeestagios, no facebook e no formspring.

Compartilhe

Comente

Leia também