Escola oferece curso técnico em Estética, reconhecido pelo MEC

Com a contagem regressiva para o Ano-Novo, começam os planos para o futuro que já se aproxima e, entre eles, é comum a meta de adquirir novos conhecimentos que, de preferência, auxiliem no âmbito profissional. Há uma variedade de cursos livres, mas aqueles que vão dar um toque especial na busca por um emprego são os de nível técnico e a região do Grande ABC acaba de ganhar mais uma opção: o curso técnico em Estética.

Curso tem carga horária de 1.200 horas, seguindo as exigências do MEC, e tem duração de 20 meses

A MPV IBE (Instituto Brasileiro dos Esteticistas), localizada em Mauá, conquistou recentemente o reconhecimento do MEC (Ministério da Educação e Cultura), para ser uma escola técnica na área da estética, a primeira a receber essa aprovação na região.

A autorização foi publicada no dia 23 de outubro, pela Secretaria de Estado da Educação – Cogesp; e o plano e regimento escolar foram publicados em 17 de novembro, ambos no Diário Oficial.

A escola começou a funcionar na Rua Felipe Sabbag, em Ribeirão Pires, depois foi para a Olímpia Catta Preta e com o crescimento do mercado estético e, consequentemente, o aumento da demanda de alunos, houve necessidade de ter um curso que proporcionasse uma qualificação profissional na área da saúde, o qual poderá atuar não somente em institutos de beleza, mas também em clínicas médicas, auxiliando nos tratamentos de pré e pós-operatórios. “Nós já pensávamos em fazer em Ribeirão uma escola técnica de nível médio, mas infelizmente não foi possível, pois a casa era ampla, porém não comportava a acessibilidade para deficientes. Como a maior parte dos alunos da escola já era moradora da cidade de Mauá, decidimos montar uma nova unidade lá, em setembro de 2009, e o local passou por inúmeras reformas para ficar totalmente adequado para prática de uma escola técnica de estética de nível médio, seguindo todas as normas de segurança e acessibilidade, como pede a lei”, fala Marcos Moreira, que fundou a MPV em 2004, tendo como mantenedor Pedro Lourenço Dias.

Atualmente, a MPV de Ribeirão Pires faz apenas atendimentos estéticos.

Marcos e Pedro comemoram o reconhecimento do MEC

Em Mauá, a escola possui quadro de professores capacitados – todos com nível técnico ou superior -, composto por nutricionistas, enfermeiros, biomédicos, fisioterapeutas e esteticistas. “Tudo para dar melhor conhecimento para os alunos se tornarem profissionais capacitados em um mercado tão competitivo”, comenta Marcos.

Curso – O curso de estética ministrado pela MPV IBE tem carga horária de 1.200 horas, seguindo as exigências do MEC, e tem duração de 20 meses, com aulas de segunda a sexta-feira. O aluno passa ainda por estágio dentro da própria escola. “Ele tem a estética na realidade. As pessoas de fora vão até a escola, como modelos, e o aluno pratica tudo o que aprende”.

O primeiro módulo do curso é voltado à Saúde. “O aluno vai aprender desde a parte de nutrição, primeiros socorros, procedimentos de esterilização e saúde pública, porque muita gente nem sabe o que é SUS (Sistema Único de Saúde) e nem como está a saúde no Brasil. Então, se você está adentrando em uma área que está focada dentro da Saúde e que, provavelmente vai lidar com médicos, você tem que saber falar a linguagem deles e estar inteirado ao assunto”, explica Marcos.

A segunda etapa é o módulo facial, no qual a pessoa aprenderá sobre anatomia de pele, manuseio de equipamentos, entre outros. O terceiro módulo aborda a cosmetologia, que ensinará o aluno a trabalhar com os cosméticos. O próximo passo abrange a parte corporal, e por fim, o último módulo é voltado à gestão empreendedora: “O aluno terá uma orientação para montar o seu próprio negócio, fundamental para prepará-lo para dar os primeiros passos para adentrar na área”, finaliza Marcos.

Após o término do nível técnico, o aluno pode fazer cursos livres de aperfeiçoamento, como terapia floral, o uso de pedras quentes, entre outros.

Serviço – As matrículas para o próximo ano já estão abertas e as aulas, que contam com 12 alunos por turma, começam no dia 20 de janeiro. No dia 10 haverá concurso de bolsas.

Para fazer a inscrição, é preciso comparecer à MPV, que fica localizada na Rua São Silvestre, nº. 28, Jardim Pilar, Mauá, munido de RG, CPF, título de eleitor, certificado e histórico do ensino médio ou superior e comprovante de residência. A escola funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e aos sábados das 9h às 14h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2764-7878, ou no site www.mpvcursosdeestetica.com.

Compartilhe

Comente

Leia também