Entidade foca na capacitação profissional para inserção no mercado de trabalho

De um bate papo entre professores, que além de colegas de trabalho eram amigos, nasceu a ideia de unir a experiência profissional à confiança que existia no grupo, para transformar o resultado disso em um projeto que pudesse suprir algumas carências no âmbito educacional, objetivando formar profissionais capacitados para inserção no mercado de trabalho. Trata-se da Associação para a Administração e Desenvolvimento Educacional e Profissional (AADEP), organização localizada em Santo André. Embora a iniciativa tenha sido discutida em 2009, só foi concretizada no dia 17 de setembro de 2011. “Nesse tempo de espera, nos empenhamos em estudar a fundo o Terceiro Setor e as necessidades que a sociedade atual deixa transparecer, buscando respostas que, hoje, nos ajudam a ter clareza do nosso ideal, de forma que estamos prontos para atuar com responsabilidade e coerência, buscando, juntamente com a iniciativa privada e o poder público, colaborar com a construção de uma sociedade melhor”, conta o Coordenador de Projetos da AADEP, Arlan Tavares Verdan.

Turma das aulas de Cuidador de Idosos, um dos cursos oferecidos pela AADEP

A entidade conta com uma equipe de 15 associados, sendo a maioria professores e pessoas que atuam na área administrativa, além de profissionais da Saúde e Assistência Social. Além dos membros fundadores, a AADEP ainda tem a participação de voluntários que ministram palestras e cursos, além de atividades voltadas à cultura e ao lazer.

Como a iniciativa ainda é recém-criada, a associação trabalha em um escritório improvisado. Devido ao espaço limitado, por ora são realizados cursos de curta duração. Um deles é o de Cuidador de Idosos, que atende 40 pessoas. “Estamos dispostos a fornecer uma formação permanente a estes profissionais, além de realizar a divulgação do seu serviço junto a hospitais, clínicas, otimizando a sua inserção no mercado de trabalho”, explica o coordenador.

A AADEP tem planos de estender o trabalho a cursos técnicos e profissionalizantes com certificação junto ao Ministério da Educação. A entidade já está, inclusive, fazendo articulações com uma escola particular de São Paulo, para formar parceria, com o objetivo de fornecer educação profissional de qualidade, com preços abaixo do mercado, atendendo parcela da população que não tem condições de pagar altos custos para uma formação.

Para que todos os projetos se tornem reais, falta apenas um espaço maior para as atividades, pois garra e determinação, a equipe da AADEP tem de sobra. “Sabemos que nossa estrutura ainda é pequena, mas estamos prontos para lutar e mudar essa situação, pois não temos medo do trabalho, ainda mais sabendo que esse trabalho pode dar expectativa de vida a tantas pessoas. Não posso deixar de agradecer ao Valdinei dos Santos Cruz, presidente da associação; à Cleide Maria  Ramalho, vice-presidente e aos diretores, Daniela Cruz Pereira e Luiz Albero Zerbino Junior, que estão atuando com responsabilidade e seriedade na organização dos projetos, além de todos os envolvidos”, finaliza Verdan.

Serviço – A Associação para a Administração e Desenvolvimento Educacional e Profissional (AADEP) está funcionando provisoriamente na Rua Vicente de Paula Dale Coutinho, nº 673, Centreville, Santo André. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11)3439-7295 ou através do e-mail [email protected].

Compartilhe

Comente

Leia também