Ensino Técnico: abrindo caminhos para o futuro

 

Ter um curso técnico, sem dúvida, abre muitas portas aos jovens e é isso que vem fazendo as Etecs (Escolas Técnicas). O Centro Paula Souza (nome em homenagem ao professor Antônio Francisco de Paula Souza, fundador da Escola Politécnica de São Paulo – Poli, hoje integrada à Universidade de São Paulo) administra 188 Escolas Técnicas (Etecs) e 49 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em 149 municípios no Estado de São Paulo, entre eles, Ribeirão Pires.

“O ensino técnico também contribui para o aperfeiçoamento em uma determinada área, possibilitando ao aluno a continuidade em um ensino superior”, fala a diretora da Etec de Ribeirão Pires, Maria Cristina Medeiros

“Inicialmente, a escola iniciou suas atividades como Classe Descentralizada da Etec Júlio de Mesquita (de Santo André), vindo a ser criada em 30 de março de 2006 a Etec de Ribeirão Pires, mediante um Convênio de Cooperação Técnico Educacional firmado entre o Centro Paula Souza e a Prefeitura de Ribeirão Pires”, conta a diretora da Etec de Ribeirão Pires, Maria Cristina Medeiros.

A unidade ribeirãopirense oferece o Ensino Médio e os cursos técnicos de Administração, Contabilidade, Informática para Internet e Química. Neste segundo semestre, uma das novidades é o curso técnico em Eventos, visando atender a demanda da cidade enquanto Estância Turística. A maioria dos cursos técnicos tem duração de um ano e meio. A Etec ainda realiza, anualmente, a Mostra de Tecnologia, com apresentação dos trabalhos dos alunos de todas os cursos e a Feira Cultural do Ensino Médio. Os melhores trabalhos são selecionados para serem apresentados na Feira de Tecnologia do Centro Paula Souza, evento também anual. “Estes eventos possibilitam aos alunos apresentarem para a comunidade as pesquisas desenvolvidas durante o período letivo, demonstrando as competências e habilidades adquiridas na escola”, diz Maria Cristina.

Na modalidade de Ensino à Distância, a Etec possui atualmente uma turma do Técnico em Gestão de Pequenas Empresas, do Telecurso Tec. 

A Etec de Ribeirão Pires atende 830 alunos e 68 pessoas na Classe Descentralizada. Esse último funciona da seguinte maneira: Para atender à demanda de cursos técnicos no município, o Estado promoveu convênio entre o Centro Paula Souza (órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento) e a Secretaria Estadual da Educação e a Prefeitura de São Paulo, para abrir 9.265 novas vagas de cursos técnicos em salas de escolas estaduais de todo o Estado e nos CEUs (Centros Educacionais Unificados) da capital. “Com a iniciativa, São Paulo garante aos jovens novas oportunidades de acesso ao mercado de trabalho, por meio de cursos gratuitos, com qualidade comprovada. O programa de expansão prevê a implantação de cursos técnicos oferecidos pelas Etecs em salas ociosas no período noturno, das escolas estaduais. Esta parceria vêm permitindo a ampliação de vagas para a comunidade, otimizando os recursos públicos, visto aproveitar a estrutura física existente. São feitos investimentos com relação a reformas, aquisição de equipamentos e contratação de professores. A Etec de Ribeirão Pires, inserida neste Plano de Expansão, atende uma Classe Descentralizada na E.E. Padre Agnaldo Sebastião Vieira, localizada em Santo André”, explana Maria Cristina.

Em Ribeirão Pires, 53 professores atendem aos cursos técnicos e ensino médio e já formaram em torno de 600 alunos.

Segundo o Relatório da Situação de Trabalho dos Alunos Egressos das Etecs (2008), o índice de empregabilidade dos alunos dos cursos técnicos do Centro Paula Souza foi de 77,3%. “A escola sempre está aberta para firmar Convênios de Estágio Profissionalizante e hoje mantém convênios firmados com diversas empresas. Muitas empresas entram em contato por e-mail ([email protected]) e/ou telefone (4825-4470) e ainda encaminham cartazes para divulgação das vagas de estágios e empregos”, fala a diretora, que completa sobre os benefícios que a Etec traz não só para o município, como para toda a região: “Desenvolvimento econômico e humano, visto que os alunos saem preparados para atuar no mercado de trabalho, pois a Etec proporciona condições para a formação de mão de obra qualificada. Os cursos oferecidos visam atender as demandas da vocação econômica não só de Ribeirão Pires, mas também da região do Grande ABC. A possibilidade do jovem estudar um curso técnico em uma das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Paula Souza torna-se uma oportunidade para o ingresso mais rápido ao mercado de trabalho, visto que os cursos são focados na prática. A gratuidade do curso também possibilita a inclusão dos jovens que não têm condições financeiras em pagar um curso técnico, possibilitando uma oportunidade de melhoria profissional e pessoal. O ensino técnico também contribui para o aperfeiçoamento em uma determinada área, possibilitando ao aluno a continuidade em um ensino superior”, conclui Maria Cristina.

Vestibulinho – As inscrições para o próximo processo do Vestibulinho 1º semestre de 2011 vão de 01 a 22 de outubro de 2010 e podem ser feitas diretamente no site www.vestibulinhoetec.com.br. A taxa de inscrição custa R$ 25,00 e deverá ser recolhida na rede bancária. Serão oferecidas 80 vagas para o ensino médio, e 40 vagas para cada curso técnico. Para cursar o ensino técnico, é necessário ter concluído a 1ª série do Ensino Médio. Mais informações no site citado acima ou no www.eteribeiraopires.com.br. A Etec de Ribeirão Pires fica na Rua Bélgica, nº. 88, Jardim Alvorada.

Compartilhe

Comente

Leia também