Profissão está ligada diretamente à promoção da saúde e aumento da qualidade de vida do aluno
A SECULT – Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires celebrou nesta quinta-feira, 01 de setembro, o Dia do Profissional de Educação Física. Em toda a Rede Municipal de Ensino, cerca de 20 profissionais trabalham na promoção de saúde e bem-estar dos mais de 7 mil alunos.
A grade curricular de ensino trabalha com atividades diferenciadas e equivalentes a cada faixa etária do aluno, Na Educação Infantil e Integral, por exemplo, de 0 a 3 anos, é trabalhado o corpo e movimento nas vivências diárias, estimulando habilidades motoras básicas. Já na Educação Parcial, de 4 a 5 anos, as atividades físicas são por meio de brincadeiras, na qual as crianças são estimuladas a desenvolver as habilidades motoras (correr, saltar, equilibrar) se relacionando com si mesmas, com o espaço e o tempo. Nos anos iniciais, de 1º a 5º ano, é trabalhado o desenvolvimento coordenativo por meio de jogos e dinâmicas. E nos anos finais, do 6º ao 9º ano, por meio de dinâmicas, jogos e esportes é inserido atividades específicas evoluindo o desenvolvimento coordenativo.
Segundo Monik Hepp, dirigente de Educação Física da Estância, educar é cercar alguém com todos os cuidados para o desenvolvimento de movimentos que cura a corações e mentes. “Somos a bronca que incentiva, o olhar que acalma, a voz que comanda e o abraço que ensina. Somos disciplina obrigatória na grade curricular que possui avaliação. Somo quem comemora a simples evolução”, disse Monik.
Profissionais de Educação Física da Rede Municipal de RP