Dilma: presidente ou presidenta?

As duas nomenclaturas estão corretas, de acordo com os dicionários. Caberá, portanto, à nova comandante, aliás, a primeira na história do país, a escolher qual deles prefere que seja usado. Mas quem disser ou escrever presidente ou presidenta, estará de pleno acordo com as leis gramaticais, isso por que, no uso masculino, presidente é o chefe de Estado de um país que adota o presidencialismo; já no feminino, usa-se presidenta para o mesmo cargo, ou seja, mulher que preside.

De acordo com os dicionários, as duas nomenclaturas estão corretas

Alguns gramáticos acham que a palavra presidente soa melhor que presidenta. Outros sugerem que presidenta condiz melhor com a pessoa que está no poder, no caso, do sexo feminino. Muitas empresas e governos da América do Sul, que têm mulheres em seus comandos, preferem usar a palavra presidenta. Grandes empresas do Brasil e do exterior têm usado as duas formas, embora muitos considerem que a palavra ‘presidenta’ não soa bem e é usada, muitas vezes, pejorativamente.

No próprio governo há distorções para definir Dilma como chefe do Executivo brasileiro. Segundo consta, a área de comunicação refere-se a ela ‘como a presidente eleita do Brasil’, enquanto que a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) optou por presidenta. E o leitor, o que acha de tudo isso? Mande sua sugestão para o site www.jornalmaisnoticias.com.br

Compartilhe

Comente

Leia também