Consórcio discute Plano para Políticas Públicas de Leitura na região

O Grupo Temático Políticas de Leitura do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC (ligado ao GT Educação) se reuniu nesta terça-feira (13/07) na sede do Consórcio para dar continuidade à discussão da implantação de planos municipais que estimulem a difusão da leitura na região. A coordenadora do GT, Daniela Fraga, da Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul, convidou os representantes dos municípios a enviarem representantes de suas cidades para as audiências públicas que a Prefeitura de São Caetano realizará sobre o Plano Municipal de Leitura.

As audiências serão realizadas nos dias 29/07 e 04/08, na Estação Jovem (Centro de Referência da Juventude), na rua  Serafim Carlos, em São Caetano do Sul, a partir das 19 horas.  De acordo com Daniela, São Caetano está iniciando a implantação do Plano Municipal de Leitura, que segue as mesmas diretrizes do Plano Nacional. “As audiências públicas servirão para ouvirmos a opinião e recebermos indicações de ações dos munícipes de São Caetano e de toda a região do Grande ABC, pois a sociedade civil sabe quais as reais necessidades”, explica Daniela.

No encontro, a representante de Diadema no GT, Eliana Marques, também fez um relato sobre os dez pontos de leitura do município que serão instalados dentro das fábricas  e como a cidade pretende ganhar o selo de cidade do leitor.

O objetivo do Grupo Temático é que cada cidade desenvolva suas próprias diretrizes e leis para o projeto, mas que as ações sejam intermunicipais. O PNLL do Ministério da Cultura tem como principais metas a democratização do acesso à leitura, a formação de mediadores, a valorização e o apoio a cadeia produtiva do livro. A partir desse plano, desenvolveram-se mais dois: os planos estadual (PELL) e municipal (PMLL) do livro e leitura.

Compartilhe

Comente

Leia também