Carta aberta – do prefeito à população de Ribeirão Pires

Por Saulo Benevides, prefeito de Ribeirão Pires

Parabéns Ribeirão Pires. Gostaria muito de entregar um grande presente pelo aniversário de 62 anos de emancipação política da cidade, mas não tenho certeza que conseguirei sem o apoio de vocês. A construção de um Shopping Center em Ribeirão Pires, uma ação importante e fundamental para o desenvolvimento da cidade e que ainda desperta dúvidas em muitos munícipes, Por isso vou tentar esclarecer, mais uma vez, algumas controvérsias.

Esse shopping, que será construído pela iniciativa privada e sem utilizar nenhum centavo do dinheiro público, tornará o comércio de nossa cidade mais forte, com a geração de cerca de 1.000 empregos diretos para ribeirãopirenses. Sim, pois é pré-requisito que seja contratada mão de obra da cidade pelas empresas ligadas ao funcionamento desse Shopping. Consequentemente, a arrecadação de mais impostos acabará fortalecendo os cofres municipais e nos dando mais condições de aplicar esse volume de recursos em ações voltadas para melhorias no município.

A Prefeitura foi procurada por vários grupos empresariais que atuam nesta área específica de construção de shopping centers e todos eles nos trouxeram plantas, de diferentes composições para a construção, atendendo requisitos básicos que sugerimos para o empreendimento. Ocorre que, em contrapartida à construção do shopping com a planta que considerarmos ser a ideal, contendo três andares, salas de cinema, lojas âncoras, praça de alimentação e estacionamento subterrâneo, se faz necessária a cessão do terreno. Isso porque estamos em uma verdadeira guerra fiscal contra as outras cidades e ganha aquela que oferecer melhores incentivos aos investidores. Foi assim que conseguimos atrair mais de três mil novas empresas para a cidade. Nesse momento de crise precisamos de atrativos cada vez maiores para conquistar o investimento mesmo que tenhamos que conceder por vários anos uma área como a da antiga Fábrica de Sal.

Já está previsto que quem vencer a licitação terá o compromisso contratual de construir também uma nova escola municipal, com mais vagas do que a existente e na mesma região, antes de demolirem a atual, para que mães e crianças não sejam prejudicadas. Além disso, fará também a incorporação da Biblioteca Municipal, modernizada e instalada dentro do shopping.

Para aqueles que se preocupam com a preservação do patrimônio histórico, existe um compromisso assinado por mim junto ao Ministério Público que a Fábrica de Sal não será demolida.

Por lei, todos os anos a Prefeitura tem que conceder o reajuste da inflação aos funcionários públicos. Este ano, isso significa R$ 1 milhão a mais desembolsados todos os meses. Se não desenvolvemos a cidade, seremos obrigados a tributar a população para garantir esse direito do servidor público e a continuidade das ações da Prefeitura. Agora, se uma grande obra for iniciada ainda este ano, o valor de ISS arcaria com essas despesas e em pouco tempo a cidade veria o desenvolvimento que o shopping pode oferecer.

Por fim, aos comerciantes que já trabalham em Ribeirão Pires, esse empreendimento não representará nenhum risco ou concorrência. Com o shopping estamos visando uma receita de R$ 112 milhões mensais que não são gastos na cidade por falta de oferta. Dessa forma, iremos trazer consumidores para a cidade e não tirá-los do comércio local, como tem se especulado.

Ainda sonho em garantir à população esse grande benefício e conto com o apoio de todos vocês que desejam esse empreendimento na cidade. Solicitei que o atual projeto seja retirado da pauta de votação da Câmara e incentivo uma consulta popular sobre o tema. Vamos ver quantos cidadãos desejam um shopping. Incentivo a cada um de vocês que querem um shopping na cidade que se manifeste, utilizem as redes sociais, fale com seu vereador e convença-o a apoiar o projeto. Tenho certeza de que a cidade merece e precisa de desenvolvimento.

Parabéns ao Mais Notícias, parabéns a Ribeirão Pires e parabéns a você, cidadão consciente.

Compartilhe

Comente

Leia também