Além do Mais – 19/11/2015

Terceiro olho

Há uma classe de pessoas que têm uma visão especial, uma espécie de “terceiro olho” capaz de enxergar além do que o senso comum mostra. Durante a ocupação do Santinho Carnavale, uma figura notória por seu ativismo/revolta tentou mostrar que o possuía, acusando dois policiais militares de tentar entrar à força na escola. A visão dele, contudo estava meio turva, já que foi desmentido publicamente – até pelos manifestantes. Em sua defesa saiu gritando que “não era moleque” e que “lutou contra a ditadura”. Talvez tenha perdido tempo demais nas lutas e esquecido de passar no oftalmologista…

In Memorian

O atentado em Paris e o desastre em Mariana, comoveram a todos, inclusive aos edis de Ribeirão Pires. Prova disso é que a sessão parlamentar contou com uma inovação: três minutos de silêncio, um por Minas, outro pela Cidade Luz e um último para as moções de pesar pelos falecidos da cidade. O Mais Notícias se solidariza à todos.

Velha canção

Uma cena pitoresca marcou a última sessão da Câmara. Mostrando certa pressa em iniciar uma votação, o presidente Zé Nelson, abriu e encerrou a discussão do projeto de maneira instantânea. Tão instantânea que não houve tempo para a vereadora Diva do Posto, autora do texto e, como primeira secretária, sentada ao lado do microfone, explicar do que tratava a iniciativa. Mais do rapidamente, ela chegou ao microfone e pediu “calma” ao presidente. Meio sem graça, ele voltou a abrir a discussão. Isso lembra aquela música que tem um palavrão: “…pisa no freio Zé!”

Dormiu Amarrado I

O Brasil, país continental de múltiplas influências culturais, por vezes nos surpreende com certas expressões regionais realmente curiosas. No último domingo, durante a final dos Jogos de Bar, um conhecido político (por coincidência “ficha suja”) aproximou-se da farta mesa de saladas, carnes, arroz e feijão tropeiro, entre outras iguarias e passou a degluti-la com muito apetite. O fato chamou a atenção de um dos convidados que, sem papas na língua, gritou de longe: “ô fulano! Você dormiu amarrado?!?”

Dormiu Amarrado II

A expressão nos despertou muita curiosidade. Após uma breve pesquisa, constatamos que se trata de uma expressão muito usada no estado de Sergipe justamente para qualificar pessoas com apetite, assim por dizer, exagerado. Certamente, o autor da frase deve ser um amigo e ter intimidade suficiente para fazer tal comentário. Se bem que, pela cara do “dorminhoco”, a fala não foi nada bem-vinda…

Compartilhe

Comente

Leia também