Para aqueles que gostam da arte filosófica e que admiram grandes pensadores como Sócrates, Protágoras e Palamedes, o livro Platão e a Retórica de Filósofos e Sofistas é uma boa opção, uma vez que adentra o mundo da Grécia antiga numa análise de comportamento de sofistas e filósofos.
Marina McCoy, autora do livro, revela que mesmo Platão achava difícil separar os dois grupos, uma vez que ambos se utilizam da retórica como parte de seus argumentos. A autora avalia alguns dos principais diálogos como Apologia, Protágoras, Górgias, A República, Sofista e Fedro para tentar justificar a diferença entre as classes de pensadores. “O filósofo e o sofista se distinguem pelo amor do primeiro pelas formas, como objeto supremo do desejo. É este amor que modela a retórica do filósofo, usada por ele para levar seus companheiros a melhor compreender seus desejos mais profundos”, comenta Marina.
Não havendo um método ou modo de discurso único que separa o filósofo do sofista, torna-se muito difícil afirmar que o filósofo é lógico enquanto o sofista é ilógico, que o filósofo usa a razão pura sem atenção à retórica enquanto o sofista persuade sem atender à razão, ou que o filósofo tenha um método bem-sucedido de falar enquanto o sofista carece de um. Esses e outros parâmetros são dados ao leitor no decorrer da obra de McCoy.
Marina McCoy é professora adjunta de Filosofia na Boston College. Ex-bolsista do National Endowment for the Humanities, publicou artigos em diversos periódicos, incluindo Ancient Philosophy e Philosophy and Rhetoric.
Platão e a Retórica de Filósofos e Sofistas é um livro publicado pela Editora Madras e possui 232 páginas. Pode ser encontrado nas melhores livrarias ou no site da editora (www.madras.com.br). O preço médio é de R$ 34,90.