Há quem escreva somente por obrigação e há quem tem a escrita como verdadeira paixão. Esse último é o caso Byanca Gon da Silva, 17 anos, moradora do bairro Santa Luzia, Ribeirão Pires. A partir de uma simples folha de papel e uma caneta, ela transforma pensamentos e ideias em poesias, poemas, textos e contos. “Acredito que descobri essa paixão desde que aprendi a escrever, mais fui realmente acreditar nesse dom quando me peguei escrevendo para simplesmente eliminar algo de dentro de mim. Quando achamos que não temos motivos algum para escrever é ai que descobrimos os melhores textos, e isso num simples piscar de olhos”, conta a estudante do 3° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Maria Pastana Menato.
Byanca escreve desde os 11 anos e tem mais de 150 textos escritos. “Primeiramente escrevia sobre o sentimento de amor, sobre o que muitas vezes não temos coragem de revelar aos outros, sobre algo oculto dentro de mim. No começo eu não mostrava a ninguém o que eu escrevia, eu até escondia (risos), mas agora encaro isso tudo como algo normal. Já se passaram 7 anos, estou mais madura”, fala.
A jovem escritora explica que sua inspiração vem de coisas que lhe despertam o interesse e atenção. “Um sorriso, uma palavra, são coisas simples, mas que fazem a diferença. Pessoas também me inspiram, mas elas mal sabem disso, eu sempre reparo no que é inotável, no transparente e oculto. Escrevo todos os dias que tenho motivos para escrever; se não os tenho é porque nada me chamou a atenção, isso é raro”, revela.
Para ser um exímio escritor, não basta apenas ter talento para tanto. Também é preciso ser um leitor assíduo e Byanca sabe dessa importância. “Leio muito e acredito que tudo que a gente lê, mesmo que não percebamos, fica guardado no nosso subconsciente. No momento pode não ter feito diferença alguma, mas mais tarde usamos aquilo despercebidamente”.
O sonho de Byanca é publicar um livro e passar sua mensagem a todos que gostam de ler, conquistando as pessoas com o dom que tem, além de confortá-las através de versos, rimas, parágrafos e estrofes. “Não quero mais nada além disso”.
Após terminar o Ensino Médio, ela quer cursar Jornalismo. Byanca pretende ser redatora, o que não a impedirá de seguir escrevendo textos de outros gêneros. “Escrever é o que mais amo fazer”, ressalta.
Leia uma das poesias de Byanca.
Vencer
Vou rever meus erros
Meu apego
Sua distração
Vou rever minhas angustias
Minhas dúvidas
Aquela tal concentração
Vou imaginar o perigo
E o abrigo
Que você poderá me trazer
Vou me descuidar de tudo
Buscar meu refúgio
Sem me entristecer
Vou me acertar com o mundo
Cuidar de mim
Esquecer de você
Vou reviver nossa história sozinha
Filosofar;
Tentar te entender
Vou agir sem medo
Sem impedimentos
Eu vou me vencer
Outros textos de Byanca estão disponíveis no blog http://beyaziinha.blogspot.com